Ribeirão volta a registrar presença de peixes no Rio Grande

Ações de limpeza e conscientização tem surtido efeito positivo na biodiversidade da Estância

Os rios e córregos de Ribeirão Pires estão voltando a registrar vida aquática. Nesta segunda-feira, dia 2, pela manhã, quem passava pela Av. Valdirio Prisco, na região do Complexo Ayrton Senna, pôde testemunhar um cardume de peixes no Rio Grande. A cena foi recebida com grande alegria pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana (ZEMA), que desde o ano passado estão trabalhando firme na limpeza de afluentes da Estância. “Isso mostra que o trabalho não está sendo em vão e que estamos conseguindo recuperar um pouco da qualidade dos cursos d’água da nossa cidade”, observa a secretária Andreza Araújo.

O secretário da ZEMA, Rubão Fernandes, destaca o empenho da gestão nesse resultado. “Em pouco mais de um ano, já efetuamos serviços em quase 40 rios e córregos da cidade, promovendo o processo de dragagem, desassoreamento e limpeza das margens”.

Já a veterinária da equipe ambiental, Maria Helena Cavalari, explica que esse conjunto de ações tende a aumentar essa “vida aquática” da cidade. Um cardume de peixes traz oxigenação para as águas, fato que auxilia na presença dos microorganismos que são benéficos para os nossos rios e que favorece a vida desses animais”.

Tratamento de esgoto – outra boa notícia é que tem impacto direto na melhora da qualidade dos cursos d’água é que o índice de esgoto tratado vem aumentando consideravelmente e deve chegar a 100% nos próximos dois anos. Segundo dados da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), hoje, 70% de todo o esgoto coletado já é tratado, e a empresa tem como meta atingir 100% até 2024.

Os animais voltaram a aparecer no Rio Grande, que cruza a cidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s