“A paz é mais importante do que a renda”: Presidente da Ucrania Volodymyr Zelensky

presidente Volodymyr Zelensky durante seu discurso virtual ao Congresso hoje
As forças ucranianas lançaram contra-ataques contra as tropas russas fora da capital, Kiev, e na cidade de Kherson, ocupada pelos russos.
O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, alertou seu colega russo contra o uso de armas químicas ou biológicas na Ucrânia.
O presidente Vladimir Putin chamou os russos pró-ocidentais de “escória e traidores” que precisavam ser removidos da sociedade.
Mais de 10 pessoas morreram quando um projétil russo atingiu uma linha de pão em Chernihiv, uma cidade ao norte de Kiev.
Esses mapas mostram movimentos de tropas russas e linhas de resistência ucranianas.
Acompanhe nossas atualizações ao vivo.
O apelo de Zelensky
O presidente Volodymyr Zelensky da Ucrânia invocou as memórias de Pearl Harbor e dos ataques de 11 de setembro de 2001 em seu discurso virtual ao Congresso hoje, enquanto pressionava por uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia, mais armamento e mais sanções para defender seu país contra a Rússia .

Vestido com uma camiseta verde-oliva, Zelensky conversou com legisladores da capital ucraniana, Kiev, enquanto os ataques russos se intensificavam.

“No momento mais sombrio para nosso país, para toda a Europa, peço que você faça mais”, disse Zelensky, após ser aplaudido de pé pelos legisladores. “Precisamos de você agora.”

“Os membros tinham lágrimas nos olhos”, disse Blake Hounshell de nosso boletim irmão, On Politics. “Eles são muito pessoalmente afetados pela guerra na Ucrânia. Muitos deles visitaram lá nos últimos anos e formaram relacionamentos.”

Horas depois, o presidente Biden anunciou US$ 800 milhões em nova ajuda militar para a Ucrânia, incluindo drones de última geração e sistemas antiaéreos. Apesar dos apelos da Ucrânia, Biden e os líderes da OTAN se recusaram a estabelecer uma zona de exclusão aérea, o que levaria a aliança militar diretamente para um conflito com a Rússia.

O discurso de Zelensky reforçou o apoio no Capitólio para mais ajuda militar – parte de um notável consenso bipartidário em um Congresso amargamente dividido. Mas esse centro pode não se manter à medida que a guerra progride.

“Não acho que seja política do governo Biden fazer todo o possível para salvar a Ucrânia”, disse Blake. “O objetivo deles, como um funcionário do governo me expressou recentemente, é que Vladimir Putin sofra uma derrota estratégica.

“Enquanto isso, os republicanos no Congresso querem ver os EUA ajudarem a Ucrânia a derrotar a Rússia no campo de batalha”, acrescentou Blake. “Então, onde você verá um colapso no consenso bipartidário é se os EUA se apoiarem na Ucrânia para fazer concessões na mesa de negociações, ou se a Rússia tomar Kiev, os republicanos culparão Biden por não ser suficientemente agressivo.”

Aqui estão alguns outros momentos importantes do discurso de Zelensky:

Ele pediu novas sanções “todas as semanas” contra a Rússia. “A paz é mais importante do que a renda”, disse ele.
Ele pediu a todas as empresas americanas que deixem o mercado russo imediatamente “porque está inundado com nosso sangue”.
Sua mensagem a Biden: “Ser o líder do mundo significa ser o líder da paz”.



Fonte: The New York Times
By Carole Landry

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s