Prefeitura de Mauá zera fila para tratamento de canal

Lista tinha pacientes esperando desde 2019 pelo procedimento

A Prefeitura de Mauá vem retomando o atendimento em saúde bucal na cidade com o programa ‘Mauá Sorridente’, implantado no ano passado.

Uma das iniciativas desenvolvidas foi um mutirão para acabar com a espera para o tratamento de canal (endodontia). Em novembro de 2021, 785 pessoas aguardavam pelo procedimento – a maioria desde 2019. Três meses após o início da ação, a fila foi zerada.

O tratamento de canal é feito no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), para pacientes agendados. Eles passam por triagem e realizam o serviço com dentistas do serviço, de segunda a sexta, 8h às 17h, e aos sábados, das 7h às 16h.

Depois da consulta, os munícipes recebem encaminhamento, com data e horário marcados, para a UBS (Unidade Básica de Saúde) próxima à casa deles, onde será feita a restauração do dente.

As unidades Parque São Vicente, Guapituba, Magini, Zaíra 1, Itapark, Jardim Mauá, Kennedy e Santista realizam o procedimento durante a semana. Nestes endereços, três especialistas atendem, em média, dez pacientes cada um.

Desde a criação do projeto, o ‘Mauá Sorridente’ reativou consultórios odontológicos em 21 UBSs, de um total de 23 na cidade, e passou a oferecer este tipo de atendimento na unidade Macuco. Também criou projeto para acabar com a demanda para cirurgias odontológicas (extração de siso) e tratamento para bruxismo (ranger ou apertar de dentes), que disponibiliza placas dentárias aos portadores da disfunção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s