Cristiane Carbone e sua arte

Frances de Azevedo

CONHEÇO Cristiane Carbone, artista plástica, há algum tempo. Como se sabe, ela é autora de inúmeros Projetos que visam preservar a história e memória de São Paulo, como: Projeto Brasil…Forte Abraço; Retrato Mauá Arte& História; Pátria Amada Brasil; Tributo a São Paulo; São Paulo na Linha do Tempo e Memória Paulistana.

Sua pintura – óleo sobre tela – num primeiro momento, parece tratar-se de fotografia, tal a perfeição de seus traços!

Seu jeito meigo, sua voz harmoniosa, seu sorriso, são espelhos de sua alma sensível: alma de quem sabe o quê e o porquê faz. Certamente, seu espírito cívico e patriótico a impulsionam nesse caminho que abraçou desde1995.

Contudo, não é só por esse mar cívico que navega Cristiane Carbone, eis que, eclética, expande sua arte por outros mares, como em “Os Negos do Outro Lado” – obra do renomado mestre em Artes pela Unesp e escritor Caio Evangelista – onde ela coloriu, ou melhor, escreveu também – por que não?! – com seus pinceis, imagens que adensam a história do autor, porquanto uma imagem vale mais do que mil palavras, (Confúncio,552 a. C. a 479 a. C.)não é mesmo?!

Assim, ela é coautora, escrevendo (resumindo) com suas significativas pinturas (23) as palavras de Caio Evangelista!

Já na capa de referida obra, temos a figura de um pequeno menino, de costas para o leitor, olhando a lua onde, certamente, São Jorge lá está com sua lança lutando contra o dragão!

Abrindo o livro, na folha de guarda, sobressai a figura de outro menino, maior, de olhos azuis, olhando para uma mão negra; ambos dentro d`água. Pintura expressiva e instigante, porquanto ficamos a imaginar a história que está por vir.

Andou bem o autor Caio Evangelista nessa parceria com Cristiane Carbone, mesclando palavras e pinturas, pois a história, narrada poeticamente, posto as amargas e duras intempéries à época em que os fatos se desenrolam, nos levam a navegar nas águas do rio São Francisco e, certamente, na história de nossa gente.

Atualmente, na Catedral da Sé, nossa Confreira Cristiane Carbone, Cadeira 16, está com sua exposição Memória Paulistana, desde 23 de janeiro/2011, cujo término ocorrerá no dia 6 de Março.

VALE A PENA PRESTIGIAR!

Frances de Azevedo –  Cadeira 39 da ACL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s