Abertura de consultório integra o projeto ‘Mauá Sorridente’
Os moradores do Macuco, no Jardim Zaíra, obtiveram importante conquista na área de saúde. Nesta quinta-feira (02/09), a UBS (Unidade Básica de Saúde) da região passou a oferecer serviço de saúde bucal. A ação integra o projeto ‘Mauá Sorridente’, lançado pela atual gestão e que vem retomando o serviço no município.
A inauguração contou com presenças do prefeito Marcelo Oliveira, da vice-prefeita e secretária de Políticas Públicas para Mulheres Celma Dias, da secretária de Saúde Celia Bortoletto e do secretário de Planejamento Urbano, Verde e Meio Ambiente Rômulo Fernandes.
“Estamos na luta contra a Covid, mas não paramos de realizar ações para melhorar a qualidade de vida da população. Após dez anos,
iniciamos o serviço de saúde bucal aqui no Macuco. Agora, as 75 gestantes deste território, que anteriormente eram atendidas em outras unidades, poderão passar por consulta aqui”, disse o prefeito Marcelo Oliveira.
Aberta em 2011, a UBS não tinha atendimento odontológico. Agora, conta com consultório com duas cadeiras, dentista e auxiliar.
A pequena Samira, 5 anos, foi a primeira paciente. “Ela nunca tinha vindo ao dentista”, contou a mãe, a manicure Joelma Feitosa, 35 anos, que agendou o retorno da filha após a avaliação.
Maria Heloísa, de 3, também era estreante em consultório odontológico. A menina estava com a mãe, a decoradora de festas infantis Ágata Santos, de 27 anos. “Esse espaço é uma importante conquista para a nossa comunidade”, elogiou.
Nesta primeira etapa serão priorizados os atendimentos de emergência, a crianças e a gestantes, de segunda a sexta, das 7h às 16h.
Na sequência virão os pacientes crônicos que estavam realizando
tratamento odontológico antes da pandemia.
Grávida de 8 meses de um menino, a pedagoga Laís Guedes Duarte passou pelo pré-natal e foi encaminhada ao dentista. “Eu morava no Jardim Oratório, e a UBS de lá oferece esse atendimento. Com certeza vai facilitar para quem mora aqui. Significa praticidade e economia de tempo e dinheiro”, justificou.