Pedrinho Botaro está confiante na retomada do crescimento da economia regional

O presidente da Câmara Municipal de Santo André Pedrinho Botaro falou ao Jornal Tempo Real sobre os primeiros seis meses de mandato e sua expectativa para a retomada das atividades com população sendo totalmente vacinada.

1- Jornal Tempo Real: Pedrinho qual sua avaliação sobre sua atuação até aqui a frente da presidência da Câmara Municipal de Santo André?

Busco fazer um mandato com bastante diálogo e participação. Faz tempo que um presidente de Câmara não é reeleito presidente em Santo André, e eu consegui isso, pois acredito fortemente que os vereadores devem ser respeitados em sua diferente forma de pensar. Democracia é isso.

Na gestão, fiz a reforma estrutural da Câmara, o que resultou na economia de gastos públicos e na segurança das pessoas que frequentam o prédio. Temos um novo sistema de ar condicionado, novo sistema de iluminação com lâmpadas de Led, e os equipamentos de combate a incêndio. Isso nos garantiu receber o AVCB do Corpo de Bombeiros, que saiu no final de 2020. A Câmara estava a anos sem essa certificação que da garantia e segurança para as pessoas. Implantamos o sistema do Câmara Papel Zero, um sistema digital que colocou fim aos processos físicos. Com isso criamos agilidade na tramitação dos mesmos, maior transparência (porque o portal é de fácil consulta), criamos um APP aplicativo mobile, e reduzimos o custo com material gráfico e de escritório.

Criei a Ouvidoria do Legislativo e o atendimento através do canal do WhatsApp. Criamos o canal da TV Câmara no Youtube e o canal do Instagram. Revitalizamos o site da Câmara implantando uma ferramenta que traduz em libras todos os textos. Isso foi importante pois nem toda pessoa surda sabe ler as palavras. Em 2021 inauguramos a legislatura com o serviço de tradução simultânea das sessões ordinárias e solenes em libras e ainda, teremos atendimento presencial a pessoa surda para que ela venha conversar com os vereadores.

Outro destaque é a Escola do Legislativo Vereador José Nanci, é uma escola de governo, de cidadania e políticas públicas. E também iniciamos em 2021 a Procuradoria da Mulher, para atender, discutir e propor políticas públicas que contribuem com a população feminina.

Cortamos horas extras do funcionalismo, e unimos a inovação com melhoria da eficiência do Poder Público.

2- Jornal Tempo Real: Como você avalia o desempenho da cidade no combate à pandemia do Coranavírus e em outras áreas?

A vacinação em massa em Santo André é uma das ações para o combate à Pandemia da Covid19, mais relevante no Grande Abc. Porém desde o início dessa fase crítica, as prioridades foram muitas. Sob a minha presidência, a Câmara já destinou R$ 3 milhões para as ações do Executivo no combate à doença, oriundos de diversas economias que obtive na gestão da casa. Contribuímos com a aprovação de lei que garante recursos para a aquisição de vacinas e outros investimentos. Desde o início temos a preocupação de cuidar da saúde física e mental, por isso, apoiamos o Governo Paulo Serra na inauguração do novo CAPS na cidade no ano passado. Outra prioridade é discutir a Saúde financeira da população. Desde 2020, aproximadamente em julho, agosto, participei de diversas reuniões com setores da sociedade e a prefeitura, para discutirmos a flexibilização do funcionamento, e a retomada econômica. Essa questão atingiu a todos, e esse ano dialoguei bastante com a prefeitura juntamente com diversas áreas, escolas particulares, professores, pais de alunos, escolas culturais e classe artística, Buffets, transportadores escolares, dentre outros.

3- Jornal Tempo Real: Qual sua expectativa para a retomada da economia no Grande ABC?

Temos discutido diversas ações para ajudar os empreendedores e a população em geral. Em 2020 prorrogamos os prazos para a quitação dos débitos com o município até o final do ano. Agora em 2021 aprovamos o programa de Refinanciamento das dívidas da população relacionadas ao IPTU e ISS. Estamos estudando ainda mais alternativas, entre elas, créditos financeiros no Banco do Povo Andreense.

4- Jornal Tempo Real: Você pretende concorrer a uma vaga a deputado? Quais seus planos para o futuro?

Sou um jovem político, e aprendi, desde sempre que, política é grupo. Ninguém consegue transformar as coisas, sem a unidade em prol do bem comum. Hoje nossa cidade é bem governada pelo Paulo Serra e com a colaboração da Ana Carolina Barreto Serra. E caminhamos juntos desde o primeiro ano da legislatura em 2017. Fui líder do Governo no momento mais difícil, os primeiros anos, e confio muito naquilo que o grupo decidir para o futuro. Eu sou soldado e sigo a disposição, não apenas para ocupar outros cargos, mas para poder trabalhar ainda mais.

5 – Jornal Tempo Real: Recentemente, saiu na imprensa que pessoas desaparecidas serão divulgadas nos canais oficiais da cidade de Santo André. Qual foi a principal motivação para esta resolução?

Infelizmente diariamente recebemos notícias tristes dessa magnitude. O projeto tem o nome da “Amanda de Oliveira” uma criança que desapareceu e é aqui de Santo André. O pai nos procurou na Câmara como forma de desabafo. Nós ouvimos, porém a ação do vereador nesse caso é limitada, então, resolvi dar voz e vez a tantos pais e mães que passam por isso. Recentemente eu perdi um filho ainda não nascido, já é uma dor grande. Imagino um ser vivente que você já conhece. Vamos utilizar os meios de comunicação da Câmara para divulgar esses casos. O projeto é de minha autoria e a implantação também foi agora em 2021 na minha presidência. Somos e seremos uma só voz na luta pela defesa da vida

6- Jornal Tempo Real: Suas considerações finais?

Quero ser um bom vereador, um ótimo presidente e um excente gestor municipal. Ainda tem muita coisa a ser feita, como implantar mais acessibilidade na Câmara Municipal, e defender que a TV Câmara tenha seu canal próprio na televisão, garantindo maior transparência junto a população.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s