Zé Carlos Nova Era luta por ampliação de psicólogos na rede pública

Presidente da Câmara ressalta aumento nos casos de ansiedade e depressão.

Com o retorno das sessões na próxima terça-feira (3), o presidente da Câmara, Zé Carlos Nova Era, protocolou requerimento solicitando ao Executivo a ampliação do atendimento psicológico na rede pública de saúde.

De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde houve aumento de 86,5% nos casos de ansiedade no período da pandemia. “A saúde mental foi dos brasileiros foi muito afetada e o poder público precisa cuidar dessas pessoas”, afirmou o vereador.

A ideia de Nova Era é facilitar o acesso dos munícipes ao profissional da psicologia. A pesquisa feita pelo Ministério da Saúde aponta que o aumento foi constatado, principalmente nos residentes em bairros populares com renda mensal de até R$ 2 mil.

“Mauá é uma cidade que tem alta dependência do SUS. Cerca de 70% da população utiliza a rede pública para realizar seus tratamentos de saúde”, apontou o vereador.

Na análise dele, isso mostra que muitas vezes o mauaense não consegue arcar com tratamento psicológico particular. “Por isso a maior oferta de psicólogos no sistema público é essencial”, ressaltou.

O vereador reiterou que existe um projeto de lei em tramitação no Congresso no qual cria um programa específico para acolhimento de pessoas em sofrimento emocional causado pela pandemia – o texto foi aprovado pelo Senado e agora está na Câmara. A ideia é usar o sistema já existente, que é a Rede de Atenção Psicossocial e as Unidades Básicas de Saúde sempre com o apoio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Destaca-se também o grande número de pessoas afetadas pelo desemprego, que perderam seus familiares, em situação de vulnerabilidade social e que foram afetadas pelo isolamento social é que se torna necessária a ampliação do atendimento na rede pública por profissionais da psicologia.

Do Gabinete

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s