Mauá comemora 66 anos com avanço nos índices de saneamento

Ações realizadas pela BRK Ambiental no município proporcionam indicadores dos serviços de coleta e tratamento de esgoto acima da média nacional.

Mauá está entre as cidades com os melhores índices de saneamento básico da Região Metropolitana de São Paulo. Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 2019, 1,6 milhão de casas no Brasil não contavam com banheiro de uso exclusivo dos moradores. Apesar dos dados nacionais, a situação em Mauá é diferente e contrasta com a realidade apontada pelos números do IBGE.

A cidade que conta com mais de 500 mil habitantes e acolhe a nascente do Rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê, se destaca pelos índices de esgotamento sanitário, 93% de coleta de esgoto e 85% de tratamento.

Esses números são reflexo da continuidade dos investimentos de mais de R$ 245 milhões no Sistema Público de Esgotamento Sanitário da cidade, onde já são tratados diariamente mais de 55 milhões de litros de esgoto, contribuindo para a recuperação dos córregos do município, bem como do Rio Tamanduateí, que nasce na cidade.

Obras tiveram como diferencial a inovação tecnológica:

Com relação às obras, este ano, mais de 46 quilômetros de tubulações foram limpas preventivamente na cidade, maior volume no período desde o início da concessão, e a concessionária implantou mais de 1,3 quilômetros de redes coletoras de esgoto, com interligações que beneficiaram mais de 4.500 famílias, além de um plano de intervenções que contemplou o bairro Alto da Boa Vista, no Jardim Zaira.

A BRK Ambiental também investiu em tecnologia para condução das atividades do sistema público de coleta e tratamento de esgoto na cidade, como suporte e capacitação de suas equipes técnicas.

Com a utilização de drones em algumas regiões da cidade, foi possível realizar um mapeamento rápido e assertivo, interligando redes de esgoto com mais agilidade em áreas cobertas por vegetação nativa e solo arenoso, preservando os recursos, a estabilidade geológica e a biodiversidade do terreno, além de proporcionar maior segurança às equipes.

Todos os trabalhos com drones foram realizados com as devidas autorizações da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, que regulamenta a utilização dos equipamentos de forma segura no espaço aéreo.

Somado a essa tecnologia, como forma de informar os moradores a respeito das obras e proporcionar o acompanhamento, a BRK Ambiental utilizou a ferramenta de códigos QR Code, um código de barras 2D, em duas cores, que pode ser lido e interpretado pelos smartphones.

Ao fazer a leitura do código pelo celular a imagem, o morador é conectado ao site da empresa e consegue acessar mais informações sobre as obras realizadas e avanços dos serviços de saneamento. 

Iniciativas em meio a pandemia:

Com cerca de 200 mil profissionais em atuação no setor de saneamento no país, o segmento ganhou um papel fundamental este ano. Eles estão na linha de frente para contribuir com a saúde e o bem-estar da população e, assim como tantas outras categorias, são indispensáveis neste período de pandemia, desempenhando um serviço essencial para a saúde das pessoas e, por consequência, no combate ao coronavírus.

Em Mauá, o trabalho das equipes de atendimento ao cliente, assim como operação de redes, manutenção e operadores da Estação de Tratamento foi fundamental, especialmente no momento em que muitas pessoas precisaram ficar em casa.

“Garantir os serviços de esgoto para a população se tornou ainda mais essencial no combate ao coronavírus. Nossas equipes estão diariamente em campo para garantir o funcionamento dos sistemas e do tratamento de esgoto. Temos o compromisso de levar o saneamento para a toda a população, e com isso proporcionarmos uma melhoria na saúde, bem-estar e qualidade de vida de todos”, afirma Fernando Mangabeira, Diretor da BRK Ambiental em Mauá.

Para tanto, a empresa adotou medidas de segurança para garantir que seus profissionais continuem atuando com responsabilidade e respeito à saúde, assegurando a entrega dos serviços para toda a população. O uso de máscaras, e orientações para manter uma distância segura das pessoas durante os trabalhos de campo foram algumas das práticas adotadas.

A concessionária também ampliou os canais digitais de atendimento, por meio do site www.brkambiental.com.br; Redes Sociais e WhatsApp, pelo número (11) 99988-0001, que auxiliam os clientes na solução de dúvidas e na solicitação de diferentes serviços, como a emissão de segunda via de faturas e histórico de consumo, sem que eles precisem sair de casa.

Doações de kits de higiene e limpeza e visitas virtuais:

A BRK Ambiental realizou ao longo do ano a doação de 1.100 kits de higiene e limpeza para quatro instituições do município de Mauá: Lar Sol da Esperança, Casa da Acolhida Isabel Soler, União da Saúde sem Fronteiras (UNISF) e Associação Estrela Azul.

Compostos por detergente, água sanitária e sabonetes, os kits auxiliam as entidades que, diante das medidas de enfrentamento a Covid-19, passaram a demandar uma maior quantidade desses produtos pelos cuidados redobrados com a higienização.

“Temos o compromisso de apoiar ações que contribuam na prevenção da doença e garantam a saúde e o bem-estar da população. Os itens de higiene e limpeza se tornaram aliados essenciais neste momento”, reforça Fernando.

Em prol dos esforços para combater o coronavírus, a empresa também paralisou as visitas presenciais realizadas na Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, porém, ciente de que a prática é fundamental para promover o conhecimento com relação ao saneamento, foi lançado um programa de visitas e tour virtual.

O evento ocorre on-line e permite apresentar todas as etapas dos processos de coleta e tratamento até que o efluente seja devolvido tratado ao meio ambiente. O tour virtual possibilita conhecimentos práticos de temas desenvolvidos em sala de aula.

Para realizar visitas virtuais na Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá, as escolas e Universidades devem solicitar o agendamento pelo site http://www.brkambiental.com.br, telefone 0800 771 0001 ou e-mail: comunicacao_maua@brkambiental.com.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s