Iniciativa busca criar índice e fortalecer o planeamento urbano frente às alterações climáticas
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC sediou, nesta sexta-feira (24/4), a oficina de Discussão e Qualificação de Indicadores de Mitigação e Adaptação Climática em Habitação de Interesse Social (HIS). O encontro reuniu especialistas e técnicos para avançar na gestão urbana resiliente das sete cidades da região.
O foco central da reunião foi a troca de experiências entre os municípios e a Universidade Estadual Paulista Sorocaba (Unesp), com o objetivo de construir um modelo de indicadores que se adeque às realidades específicas de todas as cidades do Grande ABC. Esse diálogo fundamenta a aplicação da pesquisa “Inteligência Territorial para a Resiliência: Sistematização e Integração de Indicadores para HIS no Estado de São Paulo”.
O encontro contou com a participação do secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo Silva, e a especialista em Projetos e Políticas Públicas Sandra Teixeira Malvese. Durante a oficina, Aroaldo destacou a importância da integração de pautas para o sucesso da gestão pública.
“A união entre meio ambiente e habitação é fundamental para a construção de políticas públicas eficientes e alinhadas aos desafios climáticos no Grande ABC”, destacou o secretário-executivo.
A atividade consolidou propostas que integram o meio acadêmico, conselhos profissionais e o poder público. “Sediar o debate reafirma o papel da região nas políticas de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) e resiliência urbana”, completou Aroaldo.
