Censo 2022: IBGE terá central de atendimento para apoiar coleta de dados por telefone ou internet

180 agentes censitários vão tirar dúvidas dos moradores. Pesquisa começa em 1º de agosto.

A coleta de dados da maior pesquisa do país, o Censo, do IBGE, começa nesta segunda-feira (1). A edição deste ano tem uma novidade: o Centro de Apoio ao Censo (CAC), uma central telefônica que funcionará de domingo a domingo, com 180 agentes censitários disponíveis para esclarecer dúvidas de quem optar por responder o questionário pela internet ou telefone.

Quem quiser responder ao Censo 2022 via internet vai ter que informar ao recenseador de campo na visita inicial obrigatória. Será necessário fornecer um telefone de contato e um e-mail, caso exista. “Por esses meios de comunicação, nós iremos enviar a esse morador um e-ticket e uma senha, e com isso ele poderá acessar o questionário para realizar o preenchimento”, explica a coordenadora do Centro de Entrevista Telefônica Assistida por Computador do IBGE, Andrea Salvador.

O prazo para esse preenchimento é de sete dias. Ao longo desse período, o IBGE enviará alguns lembretes para que o morador não se esqueça de responder ao questionário. No segundo dia, o instituto enviará uma mensagem de texto e um e-mail, e caso o preenchimento ainda não tenha sido feito no sexto dia, o CAC entrará em contato pela última vez para estimular o morador. Se a pesquisa não for concluída após os sete dias, volta para o recenseador, e terá de ser preenchida presencialmente, junto ao agente censitário.

Via telefone

Outra novidade do Censo 2022 será a possibilidade de preenchimento por telefone, o que poderá acontecer em dois momentos. Primeiro, quando o recenseador, ao visitar o domicílio, encontrar alguma indisponibilidade do morador. Nesse caso, um retorno posterior por telefone será acordado entre as partes.

“O segundo momento é para os moradores que optaram por responder o questionário via internet e estão encontrando alguma dificuldade. Os agentes censitários também farão essa oferta de preenchimento via telefone”, conclui Andrea Salvador.

Contato com o CAC

O Centro de Apoio ao Censo começa a operar a partir do dia 1º de agosto, todos os dias, das 8h às 21h30. Para entrar em contato, basta ligar para o 0800 721 8181. As informações prestadas ao CAC são confidenciais e o sigilo é garantido. Segundo o IBGE, as visitas em todos os municípios brasileiros incluem 89 milhões de endereços, dos quais 75 milhões são domicílios. 

Fonte: Brasil 61

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s