BRK realiza desobstruções de redes e tubulações de esgoto em Mauá, com água de reuso proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto da cidade

Cerca de 3 milhões de litros são gerados mensalmente, e seu uso evita que a concessionária utilize água potável para execução dos serviços

A utilização de água de reuso em centros urbanos proporciona benefícios de ordem ambiental, social e econômica, e contribui diretamente para a redução da captação de água tratada, gerando economia e minimizando riscos de futuros períodos de escassez.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o número de habitantes deve crescer 3 bilhões até 2050, e com esse aumento populacional a demanda por água potável para consumo tende a ser 70% maior que a atual. Esses dados alertam que, até 2030, quase metade da população mundial terá problemas de abastecimento.

Mauá conta com uma moderna Estação de Tratamento de Esgoto (ETE – Mauá) que trata diariamente 55 milhões de litros de esgoto, e gera uma média mensal de aproximadamente três milhões de litros de água de reuso, utilizada exclusivamente para operação da planta e durante a execução dos serviços de desobstrução das redes e tubulações realizados na cidade. Ou seja, com essa utilização, milhares de litros de água potável deixam de ser usados nas ruas, gerando benefícios ambientais e econômicos para o município.

Porém, para a correta utilização da água de reuso, de acordo com as normas legais, parte do volume da água tratada na ETE – Mauá passa por um processo complementar, com filtração e desinfecção.

É importante destacar que a água de reuso não tem potabilidade e não é utilizada para consumo humano, mas está especialmente adequada para serviços externos como lavagem de ruas, limpeza de calçadas e praças, rega de jardins, limpeza de paredes externas e desobstrução de tubulações de esgoto e de drenagem pluvial.

Para o meio ambiente, a solução impacta positivamente na redução de captação em mananciais e melhor utilização da água potável, preservando assim os recursos hídricos voltados para o consumo da população.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s