No dia Mundial da Saúde, BRK ressalta a importância dos serviços de saneamento.

Serviços prestados pela concessionária estão diretamente relacionados as questões de saúde, qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

Comemorado no dia 07 de abril, o Dia Mundial da Saúde alerta para o papel essencial dos serviços de saneamento, que contribuem para prevenir doenças e promover a saúde e a qualidade de vida da população.

Em atenção à data, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto de Mauá, destaca a importância dos investimentos em saneamento relacionados aos aspectos sociais, ambientais e econômicos da cidade.

Os serviços de coleta afastamento e tratamento de esgoto estão diretamente ligados à qualidade de vida, desenvolvimento humano e prevenção de inúmeras doenças. De acordo com o ranking do saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados (base dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento do ano de 2020), 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto, refletindo em centenas de pessoas hospitalizadas por doenças de veiculação hídrica.

O ranking do Saneamento revelou ainda que apenas 50% do volume de esgoto gerado no país recebe tratamento.

Durante a pandemia, o saneamento mostrou-se ainda mais importante no combate e prevenção de doenças. Os cuidados redobrados com os bons hábitos de higiene, como tomar banho e lavar as mãos com frequência demonstraram que o acesso a água, assim como os serviços de coleta e tratamento de esgoto são essenciais para o controle da Covid 19.

Atualmente, o município de Mauá se destaca como uma das cidades que mais avançou nos últimos anos, com 87% de tratamento de esgoto, o melhor índice da Região Metropolitana de São Paulo. O percentual de 93% da coleta do efluente também é um índice expressivo na região.

A conquista desses resultados foi possível após a realização de investimentos contínuos no sistema público de esgotamento sanitário da cidade e de um projeto inovador: a operação da Estação de Tratamento de Esgoto, localizada no bairro Capuava. 

Quando o acesso ao serviço é feito de forma adequada, as pessoas deixam de ser expostas diretamente a inúmeros causadores de doenças, vírus, bactérias e micro-organismos que se desenvolvem em ambientes insalubres. Água limpa e de qualidade, assim como a devida coleta e tratamento dos esgotos, evitam doenças de veiculação hídrica, como diarreia, leptospirose, hepatite A, micoses de pele e verminoses.

Os serviços de afastamento e tratamento de esgoto também impede ambientes propícios para a reprodução do mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

As questões de saúde impactam em menos faltas no trabalho e à escola, o que consequentemente aumenta o índice de educação e desempenho e influencia positivamente todo o ciclo social e seu entorno. Além disso, é possível observar o aumento na empregabilidade, a diminuição do abandono precoce aos estudos e a preservação do meio ambiente, fatores chaves para o crescimento da qualidade de vida e desenvolvimento humano.

“Apesar dos números relacionados a pandemia estarem caindo, ainda precisamos manter os bons práticas de higiene, que na realidade já se tornaram hábitos em nossa rotina. Prestamos serviços de saneamento para muito além do básico ligados diretamente à saúde e bem-estar da população”, explica Daniel Makino, coordenador de Operações da BRK.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s