Prefeitura de Mauá empreende ações para evitar ou minimizar efeitos das chuvas fortes

Governo, porém, ressalta a importância da colaboração da população quanto ao descarte irregular de lixo e de entulho

A Prefeitura de Mauá, desde o início do ano, vem tomando atitudes e empreendendo ações para evitar ou minimizar os efeitos das chuvas fortes. Para citar alguns exemplos, somente no segundo semestre de 2021 foram realizados 182 serviços de limpeza e desobstrução de bueiros, 35 reformas em bocas de lobo, além de 9.056 serviços de coleta de cata-bagulho, com retirada de 3.800 toneladas de materiais inservíveis.

O Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo), órgão do governo estadual, efetuou a limpeza, desassoreamento e roçagem do piscinão localizado ao lado do Paço Municipal no segundo semestre deste ano.

Além disso, em parcerias com os governos estadual e federal, foi conquistado para a Defesa Civil equipamentos como 26 pluviômetros, as 6 plataformas de coletas de dados e 4 fluviômetros, que otimizam o monitoramento de pontos estratégicos. Essas ferramentas são fundamentais para as ações preventivas, inclusive nas áreas de risco.

Porém, mesmo com essas ações, a chuva torrencial que atingiu a cidade na última terça-feira (14/12) causou alagamentos em diversos pontos da cidade e muitos transtornos. É importante ressaltar que em 24h choveu 40% do que era esperado para todo o mês de dezembro. A previsão meteorológica indica que mais chuvas fortes devem atingir a região no decorrer desta semana.
As equipes de limpeza atuam para retirar a sujeira arrastada pela enxurrada e diminuir o acúmulo de lama. Entre as ruas atendidas estão Gabriel Marques, Avenida Presidente Castelo Branco, Cineasta Glauber Rocha; Avenida Eugênio Negri; Avenida João Ramalho e margens do piscinão.

A colaboração dos munícipes é essencial para evitar os alagamentos. Grande responsável pelo problema com a drenagem das águas pluviais é o descarte irregular de lixo e materiais inservíveis pelas ruas. Em muitas ocasiões, logo após a Prefeitura realizar o recolhimento de materiais descartados de modo irregular, o ponto é novamente utilizado para novos descartes.

A conscientização dos munícipes é básica para evitar esse tipo de problema. A Prefeitura dispõe de cinco ecopontos espalhados pela cidade, onde o descarte pode ser feito da maneira correta (mais detalhes e endereços dos ecopontos podem ser acessados pelo seguinte link:  https://www.maua.sp.gov.br/Informacoes/Ecopontos.aspx). Também é possível solicitar a retirada de pequenas quantidades de entulho ou outros itens pelos canais de atendimento ao munícipe: 4512-7661 / 4512-7662.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s