Vereador Ricardinho da Enfermagem comemora o mês de dezembro onde a lei 5754 é colocada em prática.

A Lei de autoria deste vereador apresentada e sancionada pelo governo  municipal tem por objetivo esclarecer e
orientar a população acerca das IST – Infecções.

Sexualmente Transmissíveis, alertando a sociedade para este problema de saúde pública e promovendo o acesso à informação e conscientização acerca desta temática.

As DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis, atualmente
chamadas pela Organização Mundial de Saúde de IST, são infecções transmitidas, principalmente.

Anteriormente, preferia-se adotar a denominação DST, entretanto, doença remete a sintomas e sinais visíveis, o que nem sempre é observado nesses casos, sendo algumas infecções assintomáticas por toda a vida.

Algumas IST, no entanto, podem ser transmitidas ainda de outras formas, como durante a gestação, parto ou no momento da amamentação, compartilhamento de
agulhas e outros objetos cortantes contaminados, além de transfusão de sangue contaminado.

O tratamento das IST varia, uma vez que estamos falando de diferentes infecções, sendo algumas causadas por vírus, bactérias ou fungos. Naquelas doenças causadas por bactérias, como é o caso da sífilis, o tratamento é baseado no uso de antibióticos.

Vale salientar que algumas IST possuem tratamento que levam à completa cura e outras que não possuem cura, como no caso da infecção por HIV. Nas IST que não possuem cura, o tratamento visa ao controle da infecção.

A prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis é feita principalmente com o uso de preservativos sejam femininos ou masculinos, em qualquer tipo de relação sexual. Isso significa que a prevenção deve ser feita quando houver contato vaginal, anal ou oral.

Outra forma de prevenção contra IST envolve vacinar-se contra as doenças nos casos em que há essa opção. Entre as vacinas disponíveis, podemos destacar a vacina contra hepatite B e contra HPV.

Diante deste quadro, a orientação e conscientização das IST devem ser efetivas, através de ações estratégicas permanentes que esclareçam a população, a fim de minimizar o contágio, prevenindo quadros crônicos e proporcionando o tratamento adequado, juntos podemos mais.

Do Gabinete

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s