Presidente da Câmara apresentou projeto de lei que autoriza parceria com clínicas e universidades
O presidente da Câmara, Zé Carlos Nova Era, deseja realizar parcerias com clínicas veterinárias e universidades para ampliar os serviços de atendimento na UPA Animal.
O parlamentar apresentou projeto de lei na sessão da última terça-feira (23), no qual autoriza o poder Executivo a realizar convênios para oferecer mais serviços na rede pública. “Ouvimos diversos relatos de moradores que precisam de procedimentos para seus animais e não conseguem fazer na UPA Animal. Por isso, apontamos a solução de parceria com clínicas e universidades”, explicou.
No projeto de lei, o vereador afirma que o equipamento pode oferecer desde consultas, exames, raio-x, cirurgias até avaliação com especialistas como oftalmologia, neurologia, oncologia, endocrinologia, cardiologia e ortopedia. “As consultas e exames específicos são caros e muitos moradores não têm como arcar com esse custo. O atendimento gratuito pode salvar a vida de muitos animais”, disse.
Os protetores independentes, que fazem um trabalho muito bonito de resgate e cuidado com animais abandonados, também serão contemplados com esse convênio.
A parceria proposta pelo parlamentar também passa pela questão da castração. O convênio pode incluir o procedimento, que é essencial para o controle de natalidade dos animais e dessa forma evitar o abandono de animais pelas ruas.
Histórico de luta
Nova Era tem se destacado na defesa dos animais. Recentemente, ele cobrou a vacinação antirrábica no município para proteger cães e gatos dessa terrível doença, que pode levar a morte.