BRK realiza a limpeza preventiva de aproximadamente 200 quilômetros das redes de esgoto no período de janeiro a outubro em Mauá

No período de janeiro a outubro deste ano, a BRK, responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, intensificou ações preventivas e realizou limpeza em cerca de 200 quilômetros de redes. A extensão representa um aumento de 186% de tubulações limpas no comparativo com o mesmo período de 2020, quando 69 quilômetros de redes passaram pela limpeza.

A execução desse trabalho reflete diretamente na redução dos casos de entupimentos de redes na cidade. Em 2020, por exemplo, foram 1.102 entupimentos contra 830 em 2021; uma redução de 24%.

O trabalho de manutenção preventiva das redes de esgoto no município ocorre periodicamente e busca retirar das tubulações resíduos sólidos descartados indevidamente, como restos de construção civil (madeira, plástico, papelão), descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes). Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura.

“Além de identificar possíveis problemas nas tubulações e evitar ocorrências operacionais mais graves, a limpeza e manutenção preventiva das redes coletoras de esgoto é importante para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade”, informa Bruno Gravatá, gerente operacional da BRK em Mauá.

O serviço de limpeza preventiva também evita que ocorram entupimentos que podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais.

Lixo na rede de esgoto

Vale ressaltar que o aumento de volume nas redes ocorre tanto por conta da mistura da água da chuva (ligações irregulares) com a rede coletora de esgoto, quanto pelo descarte irregular de lixo nas redes.

A rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido, e um dos maiores desafios enfrentadospela BRK Ambiental em Mauá é o descarte irregular de lixo nas redes coletoras e ligações residenciais. Os materiais sólidos também são encontrados durante a limpeza do gradeamento das estações elevatórias (EEEs) e na estação de tratamento de esgoto (ETE) da cidade.

“A tubulação da água de chuva deve ser direcionada diretamente às galerias de águas pluviais, e nunca ligada na rede de esgoto. Desse modo, é possível ampliar a vida útil das instalações, por manter os sistemas de esgotamento sanitário sempre desobstruídos e com as condições ideais de funcionamento”, reforça Gravatá. 

Com relação ao óleo de cozinha, resíduo que causa muitos entupimentos da rede quando descartado indevidamente, a concessionária realiza no município, em parceria com a prefeitura e a empresa Lirium Reciclagem Vegetal, o Programa Olho Vivo, em que são disponibilizados pontos de coleta de óleo usado em escolas municipais e conveniadas, além de parques e ecopontos da cidade. A listagem completa de pontos de coleta do óleo usado está disponível no site www.brkambietal/maua/coleta-de-oleo.

Atendimento 24h

A BRK Ambiental mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizado rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.

Para estas situações a Concessionária disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente de várias formas distintas:

– via call-center (0800-771-0001);

 – site www.brkambiental.com.br;

– Aplicativo disponível gratuitamente nas lojas dos aparelhos com sistema operacional Android e IOS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s