Mauá oferece tratamento para munícipes com bruxismo


Pacientes, encaminhados pelas UBSs, recebem placa dentária no CEO

Em mais uma ação para cuidar da saúde bucal da população, a Prefeitura de Mauá está oferecendo placas dentárias para o tratamento do bruxismo. A ação vem ocorrendo no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) somente a pacientes encaminhados pelo dentista da UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência e que apresentem a disfunção caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes.

No CEO, o odontologista fará o molde da arcada dentária da pessoa. Depois, ela receberá a placa interoclusal rígida de acrílico ou flexível de silicone. É o recurso mais comum para controlar o bruxismo. Usada ao dormir, ela restringe os movimentos dos músculos mastigatórios e diminui o atrito que causa o desgaste e o amolecimento dos dentes.

Zumbido e dores no ouvido, no pescoço, na face ou na mandíbula, além de alterações no sono, estão entre os sintomas do bruxismo. A desordem funcional que atinge homens, mulheres e crianças pode estar ligada à ansiedade, tensão ou fechamento inadequado da boca.

A recomendação é consultar o dentista com frequência, evitar apertar os dentes, não mascar chiclete ou mordiscar objetos, como pontas de canetas ou de lápis, e praticar exercícios físicos.

A iniciativa integra o programa ‘Mauá Sorridente’, que vem retomando a saúde bucal na cidade. Entre as ações desenvolvidas estão a reativação dos consultórios em UBSs, a inauguração do atendimento em saúde bucal da unidade Macuco e mutirão para zerar a fila para
cirurgias odontológicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s