Para além do “Outubro Rosa”

O final do mês de outubro, marcado pela campanha “Outubro Rosa” traz algumas reflexões no que se refere à saúde da mulher. A situação atual enfrentada pelas pacientes que sofrem com o Câncer de Mama, bem como a falta de uma política eficaz de Rede de Proteção a Saúde da Mulher, gerando em muitos casos, uma campanha vazia, sem conseguir atingir os reais problemas desta questão importantíssima para a saúde do município.

A campanha “Outubro Rosa”, originalmente para alertar sobre os riscos do Câncer de Mama, bem como a importância da realização de outros exames ganhou visibilidade nos últimos anos, com uma abordagem mais ampla, tratando da saúde da mulher como um todo.

No entanto, o que estamos enxergando, é um uso de uma campanha legitima e importante, como uma medida paliativa para um problema estruturante, que precisa ser encarado como política permanente, ao invés de medidas superficiais, lembrando da saúde da mulher apenas 31 dias por ano, quando, na verdade, esta luta precisa ser diária e prioritária na administração pública.

A comemoração do Outubro Rosa precisa servir de alerta de atenção para como está andando a saúde da mulher, não um motivo para usar um laço, ou usar uma iluminação diferente nos prédios públicos. A nossa cidade ainda sofre com a falta de equipamento e de profissionais especialistas nesta função, sendo urgente a realização de uma política abrangente e estrutural, ao invés de paliativos temporários.

Precisamos lutar por ações que levam à conscientização das mulheres para a realização do autoexame, com o acompanhamento de um ginecologista, e, todos nós precisamos lutar por mais recursos para saúde da cidade, fazer com que a luta pelo Outubro Rosa tenha resultados a longo prazo, ao invés de ações carregadas de demagogia e de medidas paliativas.

Leonardo Alves(PSDB) Vereador de Mauá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s