Alunos de medicina vivenciam a realidade do sistema público de saúde no Samu

Estudantes da Uninove adquirem experiência com estágio no serviço de urgência em Mauá

Os alunos de medicina da Uninove têm a chance de aprender na prática o que foi ensinado em sala de aula. Graças à parceria entre a instituição de ensino e a Prefeitura de Mauá, eles estão realizando estágio na rede pública de saúde. Desde o início de setembro, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) vem recebendo
grupos de estudantes do curso.

São cinco alunos do sexto semestre por dia, sob a orientação de um médico. Eles recebem lições teóricas sobre o funcionamento do serviço e os tipos de atendimentos prestados.

Na parte prática, com a utilização de boneco, são ensinadas técnicas de intubação, imobilização e transporte dos pacientes. Os estudantes também têm a oportunidade de acompanhar como é feito o atendimento nas ruas pelas equipes do Samu.

Para Lucas de Macedo, 21 anos, a experiência tem sido positiva. “É importante que a gente tenha esse contato, não somente com o Samu, mas com toda a rede, incluindo UPAs e UBSs, pois assim conhecemos a realidade do sistema público de saúde”, argumenta.

Isabela Santiago Siqueira, de 22, faz coro com o colega. “A experiência no Samu é um choque de realidade. Esse programa complementa a teoria que aprendemos”, explica.

Os futuros médicos, do sexto ao nono semestre do curso, também passam por outros serviços de saúde da cidade para cumprirem carga horária das disciplinas de clínica médica, pediatria e cirurgia.

Eles estagiam nas UPAs (Assis, Magini e Barão), Hospital Nardini, UBSs (Sônia Maria, Guapituba, São João, Itapark, Santista, Carlina, Feital e Parque das Américas), Centro de Referência em Saúde da
Mulher, Criança e Adolescente, Cemma (Centro de Especialidades Médicas de Mauá) e Caps Infantil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s