Santo André inicia reta final da vacinação de adultos contra Covid-19

Drive-thrus começaram a funcionar em horário estendido nesta sexta-feira, com direito a ‘balada da primeira dose’

Santo André, 14 de agosto de 2021 – Os drive-thrus da vacinação contra a Covid-19 de Santo André começaram a funcionar em horário estendido nesta sexta-feira (13). Até domingo (15), os sete pontos de imunização funcionarão das 8h às 22h. Os drives estão vacinando a última faixa etária do público adulto, de 18 a 24 anos, com direito a ‘balada’, repleta de luzes e música para o público mais jovem.

“Este público está animado para receber sua primeira dose e nós estamos contentes também por estarmos bem acima dos 90% dos adultos vacinados e caminhando para nos próximos dias encerrarmos este público, passando a atender os adolescentes. Estamos muito próximos de vencer esta guerra, mas seguimos com todos cuidados, atenção total e com calma para que tenhamos todos os andreenses com a segunda dose em um breve período”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Quem for tomar a vacina pela primeira vez precisa levar documento com foto e comprovante de residência. Munícipes que irão tomar a segunda dose precisam apresentar documento com foto e comprovante da primeira dose.

“Perdi uma prima na família para a Covid e chegar a minha idade realmente é uma emoção. Com essa estrutura toda, me senti uma celebridade”, comentou Giovana Souza, de 19 anos, moradora do Jardim Utinga.

Giovani Martinez, também morador do Jardim Utinga, aprovou a estrutura diferenciada para o público jovem. “Sentimos agora esperança para que tudo volte ao normal e achei o ambiente descontraído com essa recepção, não nos deixando nervosos para tomar a vacina”.

Além de aplicar a primeira dose em moradores de 18 a 24 anos, Santo André está aplicando a segunda dose para munícipes de 30 a 36 anos sem comorbidades que tomaram Coronavac. É necessário realizar agendamento pelo site psa.santoandre.br/vacinacovid, que indicará data, local e horário disponíveis.

Com 726.157 doses aplicadas, Santo André já vacinou 93% da população adulta com pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19.

A Secretaria de Saúde alerta sobre a necessidade de manter os protocolos sanitários com a higienização das mãos, distanciamento social e utilização de máscara. Para esclarecer dúvidas e obter outras informações sobre o cadastramento, além do portal da Prefeitura de Santo André, há também o telefone 0800-4848004.

Para garantir comodidade, segurança e conforto, o município se mantém estruturado com sete pontos drive-thru e nove unidade de saúde estrategicamente posicionados para a vacinação do público-alvo.

O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a Influenza conjuntamente. A pasta orienta que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a Covid-19. Especialistas recomendam um intervalo de pelo menos 14 dias entre a imunização contra coronavírus e a vacina contra a gripe. Pessoas infectadas com a Covid-19 ou que receberam alta há menos de 28 dias não poderão tomar a vacina contra a Influenza.

Doação de alimentos – As pessoas agendadas para receber a imunização podem levar 1 kg de alimento não perecível para doar nos pontos de vacinação e drive-thru da cidade. Essa ação contribuirá com a iniciativa do Fundo Social de Solidariedade, presidido voluntariamente pela primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, que está recebendo doações.

Os itens arrecadados são destinados ao Banco de Alimentos, que faz a entrega para as famílias em situação de vulnerabilidade.

| Texto: Guilherme Menezes
gbmenezes@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142
| Fotos: Helber Aggio/PSA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s