Ribeirão Pires será contemplado com ICMS Ambiental

A lei está prevista para entrar em vigor no próximo dia 19 e cria mecanismos de compensação para cidade que possuem estão em áreas de proteção

Nesta quarta-feira, dia 11, o prefeito de Ribeirão Pires e presidente do comitê de bacias do Alto Tietê, Clóvis Volpi, juntamente com a secretária do Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Andreza Araújo, participaram de reunião na sede do CONDEMAT (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) para debater a regulamentação do ICMS Ambiental.

Estiveram presentes também o prefeito de Suzano e presidente do CONDEMAT, Rodrigo Ashiuchi, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Marcos Penido, além de representantes de outras cidades paulistas. O objetivo da reunião foi discutir a regulamentação da lei e esclarecer as regras de repasses financeiros aos municípios.

O governador João Dória já sancionou a nova lei que prevê reorientar a transferência de ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços) para restauração e proteção ambiental para municípios que possuem restrições devido a alguma área de preservação, como reservas florestais e áreas de proteção a mananciais, por exemplo.

“Nós poderemos investir esse incentivo em várias áreas, como, saneamento, gestão de resíduos, segurança hídrica, através da preservação dos mananciais” explicou a secretária Andreza complementando que “para Ribeirão Pires é um recurso de suma importância para a gestão da proteção ambiental”, completou.

A regulamentação do ICMS Ambiental era uma reivindicação antiga que os municípios pleiteavam junto ao governo do Estado.

Ribeirão Pires tem 100% da área em uma região de proteção e recuperação de mananciais, por tanto se encaixa nas diretrizes para receber a contrapartida do estado.

A lei está prevista para ser publicada no Diário Oficial no próximo dia 19.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s