BRK Ambiental bate recorde de limpeza preventiva das redes de esgoto em Mauá

18 quilômetros de tubulações foram limpas pela concessionária em maio, maior volume mensal realizado no ano

No mês de maio deste ano, mais de 18 quilômetros de redes de esgoto passaram por limpeza preventiva em Mauá. O trabalho foi realizado pela BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de esgoto da cidade. A ação que ocorreu nos bairros Jardim Zaíra, Oratório e Alto da Boa Vista teve a maior quantidade de tubulações limpas preventivamente em um único mês neste ano.

O trabalho de manutenção preventiva das redes de esgoto no município ocorre periodicamente e busca retirar das tubulações resíduos sólidos descartados indevidamente, como restos de construção civil (madeira, plástico, papelão), descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes) e identificar situações como o acúmulo de óleos e gordura, que dificulta a passagem dos esgotos domiciliares e, muitas vezes, causa entupimentos e extravasamentos na rede.

Em 2020, foram realizadas limpezas preventivas em 84 quilômetros de redes, enquanto que, em 2021, somente de janeiro a maio, a concessionária já realizou a atividade em 75 quilômetros de redes.

Por meio das limpezas preventivas é possível identificar e antecipar possíveis problemas nas tubulações, evitando ocorrências operacionais mais graves, informa Bruno Gravatá, gerente operacional da BRK Ambiental.

“A lavagem preventiva das redes coletoras de esgoto é importante para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Além disso, evita que ocorram entupimentos que possam gerar riscos à saúde e impactos ambientais e identifica, inclusive, necessidades de desentupimentopara situações que ainda não estejam totalmente obstruídas, evitando maiores danos e transtornos”.

Porém, mesmo mantendo uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes, muitas vezes o trabalho realizado pela BRK Ambiental esbarra no uso incorreto da rede coletora de esgoto. Prova disso é o número de atendimentos a ocorrências operacionais, que resultaram em mais de 845 solicitações de desobstruções e manutenções nas redes e ramais de esgoto da cidade no mesmo período de janeiro a maio.

A BRK Ambiental reforça a necessidade de um comprometimento de toda a comunidade para o bom funcionamento do sistema de coleta de esgoto do município.

“As redes que compõem a estrutura do esgotamento sanitário são todas interligadas, por isso é necessário que todas as pessoas contribuam e assumam seu compromisso socioambiental não descartando lixo pelos ralos, vasos sanitários e qualquer outro acesso às redes de esgoto e contribuindo, portanto, com o meio ambiente”, ressalta o gerente.

Limpeza de caixas de sifão

A concessionária também realizou em maio a limpeza das caixas dos sifões invertidos localizadas na Avenida Luiz Marcolino no bairro Jardim Zaira e da rua Prefeito Dorival Resende da Silva no bairro Alto da Boa Vista.

Os sifões invertidos, localizados em pontos estratégicos da cidade, são dispositivos da rede coletora de esgotos utilizados para transpor por baixo obstáculos, como córregos, rios e galerias de águas pluviais. Este tipo de dispositivo está propenso a obstrução e dificuldade de limpeza pelo fato de estarem quase sempre implantadas abaixo do nível de água e, para sua limpeza, são instaladas grades para remoção de resíduos sólidos com intuito de mitigar os riscos de obstrução.

A limpeza destas grades faz parte dos serviços programados pela concessionária e é feita periodicamente para evitar o acúmulo de resíduos sólidos nas caixas dos sifões, evitando assim ocorrências de obstrução das redes coletoras de esgotos.

Durante a ação preventiva de limpeza das caixas sifão realizada em maio, foram retiradas 4 toneladas de resíduos que se acumularam nestes dispositivos.

Lixo na rede de esgoto

É importante salientar que as manutenções preventivas minimizam a ocorrência de extravasamentos, que podem ocorrer nas ruas ou imóveis, mas para a eficácia dessa limpeza, é imprescindível o apoio da população, pois a rede coletora de esgoto foi projetada para receber apenas esgoto e nada mais.

Jogar restos de materiais, lixo ou alimentos no ralo da pia ou no vaso sanitário pode causar retorno de esgoto para os imóveis.

Outro ponto que a BRK Ambiental alerta é com relação à tubulação da água da chuva, que deve ser direcionada diretamente às galerias de águas pluviais, e nunca ligada na rede de esgoto. Desse modo, é possível ampliar a vida útil das instalações, por manter os sistemas de esgotamento sanitário sempre desobstruídos e com as condições ideais de funcionamento. 

Atendimento 24h

A BRK Ambiental mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizado rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.

Para estas situações a Concessionária disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente de várias formas distintas:

– via call-center (0800-771-0001);

 – site www.brkambiental.com.br;

– Aplicativo disponível gratuitamente nas lojas dos aparelhos com sistema operacional Android e IOS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s