Quem vai se afogar quando a maré subir?

Você só descobre quem está nadando pelado quando a maré baixa, já disse o bilionário investidor Warren Buffett, em uma de suas frases mais conhecidas.

Esse foi um alerta do “Oráculo de Omaha” a investidores que tomam riscos excessivos em épocas de bonança e são pegos desprevenidos quando o cenário muda de forma abrupta.

Eu diria, porém, que atualmente vivemos uma situação contrária dentro da metáfora buffetiana. Logo no começo da crise do coronavírus, a maré baixou abruptamente e muita gente se viu pelada na praia.

Mas a ação dos salva-vidas — no caso, os governos e bancos centrais com seus pacotes trilionários de estímulos — acabou salvando o mercado do constrangimento geral.

A dúvida agora é o que vai acontecer quando a maré voltar a subir. Já tivemos um ensaio de mar revolto nos primeiros meses do ano com a alta dos juros de longo prazo nos Estados Unidos.

Aqui no Brasil, porém, a água já começa a bater na cintura novamente com o início do ciclo de alta da taxa básica de juros (Selic). Sob essas condições, setores da economia mais dependentes de crédito costumam encontrar mais dificuldades para nadar.

O que dizer, então, dos fundos imobiliários? Com rendimentos isentos de imposto, os FIIs se tornaram uma alternativa para os investidores em busca de renda em tempos de juros baixos.

Na coluna Décimo Andar deste mês, o Caio Araujo faz uma análise bem completa dos impactos potenciais da alta da Selic no segmento. Ele também traz uma indicação de fundo imobiliário que pode ser uma boa jangada para atravessar a maré alta dos juros.

Seu Dinheiro 

Vinícius Pinheiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s