Plataforma #CulturaEmCasa apresenta #ViradaSP Online em parceria com a cidade de Mauá

Evento deste final de semana vai apresentar ao público a diversidade cultural da cidade de Mauá por meio de atrações locais, além de artistas nacionais, que se apresentam ao vivo no Teatro Sérgio Cardoso.

A ViradaSP Online deste sábado, 20 de fevereiro, será realizada em parceria com a cidade de Mauá, selecionada a partir de chamada pública realizada por intermédio do programa #JuntosPelaCultura e será transmitido pela plataforma #CulturaEmCasa. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com gestão da Organização Social Amigos da Arte e consolidou-se no calendário cultural do estado de São Paulo, reunindo grandes nomes de diferentes linguagens artísticas divulgando a cultura local das cidades paulistas para todo Brasil. 

A ViradaSP Online deste final de semana acontece das 12h à 0h e apresenta algumas atrações ao vivo do Teatro Sérgio Cardoso como o show do cantor e compositor Carlos Dafé com participação da cantora Quelynah, um dos principais nomes do R&B brasileiro, o show da banda Filosofia Reggae, do cantor argentino Kevin Johansen com a apresentação do seu álbum Algo Ritmos, o show de Posse Mente, um dos nomes mais importantes do rap nacional e o show do grupo Cordel Do Fogo Encantado com a apresentação do disco Viagem Ao Coração Do Sol. 

Outras duas atrações também ao vivo, porém de forma remota, são o espetáculo Frida Kahlo interpretado pela artista Christiane Tricerri e o show do J*Z Sound System Roots Phavella, um sistema de som especializado na música reggae sob forte inspiração dos sistemas de som Jamaicanos e Ingleses. As demais atrações que compõe o evento de sábado são locais e foram gravadas na cidade de Mauá como o espetáculo de dança “Algo Sobre o Caos, Corpos e Conexões”, a narrativa “O Bicho que Ajudou o Homem” com a Cia Cordelística, o espetáculo “Vidas Secas, uma cantata nordestina”, o show da corporação musical “Lyra de Mauá”, o show dualista “Musica Brasileira Autoral” de Carlinhos Brasil, um concurso de batalha de rimas intitulado Batalha Das Pistas além do show da banda “Livro dos Dias” em um Tributo à icônica banda nacional, Legião Urbana. 

(Confira a programação abaixo).

A cidade de Mauá é localizada na região sudeste da Região Metropolitana de São Paulo, no ABC paulista, em região de Mata Atlântica, e possui política de desenvolvimento sustentável além de diversas áreas de proteção permanente. Para representar toda a riqueza cultural da cidade, a #ViradaSPOnline contempla em sua programação o teatro, diversos estilos musicais, além de algumas entrevistas com importantes personagens para exemplificar de forma clara a diversidade cultural do município. Dentre elas, o público poderá conferir a entrevista com Mônica Alves da escola de Dança Mônica Ballet, com o professor e coreógrafo Vinicius Araújo, com a atriz Marcia Oliveira, dentre outros. 

Sobre a plataforma #CulturaEmCasa

A plataforma #CulturaEmCasa foi lançada no dia 20 de abril de 2020 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Seu objetivo é ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuito. Nos nove primeiros meses, registrou cerca de 2,9 milhões de visualizações e 2,2 mil conteúdos disponibilizados.  A plataforma reúne também conteúdos inéditos das instituições da Secretaria, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, o Museu da Diversidade Sexual, a São Paulo Companhia de Dança e o Projeto Guri. O conteúdo também é gerado por instituições parceiras e por artistas e produtores culturais independentes, que são remunerados pelo licenciamento. Trata-se, portanto, de um instrumento de geração de renda e oportunidades para o setor cultural e criativo de São Paulo. Na plataforma também é possível acessar a programação especial, transmitida em novembro, mês da Consciência Negra. Entre as principais atrações estão o I Festival Cinema Negro em Ação, o lançamento do Museu Itamar Assumpção (MU.ITA), com show de Anelis Assumpção.

Realizado também pela plataforma, o Festival #CulturaEmCasa apresenta lives de artistas representativos da diversidade cultural de São Paulo, como Renato Teixeira, José Celso Martinez Corrêa, Supla, Sérgio Mamberti, Tom Zé, André Abujamra, Cássio Scapin, Erasmo Carlos, o pianista Marcelo Bratke, Paula Lima e Alaíde Costa, Digão (Raimundos), João Suplicy, Lucy Alves e Rodrigo Penna, Dom Salvador e Bavini. 

Há também as lives do Intensivão #CulturaEmCasa. O Intensivão é uma série de aulas e palestras com temas diversos relacionados à arte e à criatividade. Já participaram nomes como Marcelo Tas, Débora Tabacof, Estéfi Machado, Ivam Cabral, Rita Von Hunty e Dona Jacira, Paulo Jackson (do Museu Catavento), Renata Lipia, William Coelho e Rogério Zaghi (Osesp), Moreira de Acopiara, Donny Correia, entre outros. 

Ainda no formato live, a plataforma #CulturaEmCasa também lançou no dia 29 de junho de 2020, o programa #DiálogosNecessários, que reúne pensadores e profissionais de diversas áreas para reflexões plurais com abordagens diversificadas e antagônicas. Os encontros são moderados pelo ensaísta e professor de Literatura João Cezar de Castro Rocha e pelo jornalista Martim Vasques da Cunha. E de setembro a outubro, a plataforma exibiu o #SPGastronomia com lives de renomados Chefs, como André Boccato, Morena Leite e Mohamad Hindi.

Serviço:

Virada SP Online Mauá

12h: Espetáculo de Dança “Algo sobre o caos, corpos e conexões”

12h30: O Bicho que Ajudou o Homem, com a Cia Cordelística

13h: Frida Kahlo, com Christiane Tricerri 

14h: Vidas Secas, uma cantata nordestina

14h30: Carlos Dafé participação Quelynah

16h20: Filosofia Reggae

17h30: Lyra de Mauá volta às Raízes.

17h30: J*Z Sound System Roots Phavella

18h: Kevin Johansen 

19h10: Carlinhos Brasil! Show Dualista M.B.A!

20h: Batalha Das Pistas (concurso de Batalhas de Rimas)

21h: Posse Mente Zulu

22h10: Cordel Do Fogo Encantado

23h20: Banda Livro dos Dias – Tributo à Legião Urbana

Plataforma:

www.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/culturaemcasasp/

https://www.instragram.com/culturaemcasasp/

Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado

Cíntia Ruiz – (11) 98080-9800

Davi Franzon – (11) 93411-6428

Simone Blanes – (11) 94003-1711

imprensaculturasp@sp.gov.br

Atelier de Imagem e Comunicação

Ana Lucia Venerando – (11) 99299-7667

analucia@ateliercom.com.br

Jardel TeixeiraSecretaria de Cultura e Juventude de Mauá
Assessoria de Imprensa

MTB 0088160/SP(11) 964097072

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s