Santo André realiza ações de prevenção do câncer de próstata

Prédio da Prefeitura e espelho d’água foram iluminados em apoio à campanha do Novembro Azul.

Segunda principal causa de mortalidade por câncer em homens brasileiros, o câncer de próstata e sua prevenção serão temas de debate nas salas de espera das unidades de saúde de Santo André. Ao longo do mês de novembro serão realizadas ações de orientação para incentivar os homens a cuidar da saúde e realizar exames preventivos.

Como parte da campanha de conscientização, o prédio da Prefeitura e o espelho d’água do Paço Municipal ganharam iluminação azul, que será utilizada durante todo o mês de novembro.

De acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata serão detectados em 2020. Em 2018 foram registrados 15.576 óbitos pela doença em todo o país.

A melhor forma de prevenção da doença ainda é fazer um diagnóstico precoce por meio dos exames. Geralmente, os exames são indicados para todos os homens com idade superior a 50 anos e a partir dos 40 para os que possuem histórico familiar da doença.

O exame de sangue PSA  é realizado para medir a quantidade de moléculas produzidas pela próstata. Se o paciente apresentar um valor acima do considerado saudável, pode ser um indício da presença do câncer ou de outras patologias. O exame de toque retal consiste na análise manual da próstata feita pelo médico. O exame é simples e muito eficaz para detectar o câncer de próstata, em conjunto com o exame de PSA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s