Com 4.959 novos funcionários, FUABC está entre 10 maiores contratantes do País na pandemia

Novos serviços e aumento da demanda assistencial impulsionaram em cerca de 25% os recursos humanos da entidade.

Entre os meses de março e junho, em plena pandemia do novo coronavírus, a Fundação do ABC contratou 4.959 funcionários diretos. O movimento vai na contramão da maioria das empresas do País, que demitiram mais de 1,5 milhão de trabalhadores no período. Contudo, apesar do cenário desfavorável frente à crise econômica global, corporações ligadas a setores de serviços essenciais, como saúde e alimentação, precisaram se adaptar e crescer em meio à adversidade.

Levantamento da Secretaria Especial de Trabalho e Emprego do Ministério da Economia, publicado em agosto pelo jornal Valor Econômico, coloca a FUABC em 9º lugar entre as dez empresas de todo o País que mais contrataram durante a pandemia. Juntas, as companhias geraram 74.494 novos postos de emprego entre março e junho. Descontando os desligamentos realizados no período, o saldo positivo é de 38,5 mil trabalhadores contratados.

A explicação passa pelo aumento natural de demanda nessas áreas sensíveis, diretamente afetadas pela pandemia, além da necessidade de reposição de mão de obra em função de colaboradores que foram contaminados e precisaram permanecer em quarentena, assim como aqueles que integram os grupos de risco e foram afastados das atividades.

Lidera a lista de maiores empregadoras na pandemia a Seara Alimentos, com saldo de 5.437 trabalhadores (10.547 admitidos e 5.110 demitidos), seguida da Randstad Recursos Humanos (5.016) e da Citrosuco Agroindústria (4.760).

FUNDAÇÃO DO ABC

Os recursos humanos na Fundação do ABC cresceram cerca de 25% no primeiro semestre deste ano, partindo de cerca de 20 mil colaboradores em janeiro para 25 mil no final de junho. Desde o início da pandemia, muitos dos serviços assistenciais foram readequados para o atendimento aos casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Alguns, inclusive, passaram a atender exclusivamente esses pacientes. Além disso, a FUABC assumiu hospitais de campanha, centros de triagem e confirmou seu protagonismo no enfrentamento ao vírus, gerenciando mais de 800 leitos hospitalares dedicados exclusivamente ao tratamento de casos do novo coronavírus – quase 40% do total de leitos operados pela FUABC.

Dos 4.959 funcionários diretos contratados entre março e junho, 1.760 foram alocados no Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo do Campo, que ampliou de maneira significativa os atendimentos com as inaugurações do Hospital de Urgência e do novo Hospital Anchieta.

A Central de Convênios expandiu seu quadro em 1.697 colaboradores para suprir demandas das dezenas de unidades de saúde gerenciadas e de novos serviços que surgiram em função da Covid-19, como os hospitais de campanha de Santo André e o Centro de Triagem da UPA Central de Santos.

Outro destaque foi o Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul, que registrou 399 contratações. Foram 293 no Hospital Estadual Mário Covas, 246 no Complexo de Saúde de Mauá, 170 no Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), entre tantas outras.

Durante a pandemia, a Fundação do ABC assumiu dois novos serviços em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, ambos voltados ao enfrentamento do coronavírus. No Hospital Ipiranga, na Capital, são 10 leitos de Terapia Intensiva e 30 leitos de internação em enfermaria, além da gestão do Centro de Triagem, em trabalho iniciado em 27 de abril. Já no Hospital Geral de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, a FUABC assumiu em 6 de maio a Clínica Médica do Pronto-Socorro Adulto, que compreende atendimento médico clínico de urgência e emergência no Pronto Atendimento, Sala de Emergência, Sala de Estabilização, Observação Masculina e Feminina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s