Um pouco mais de paciência

 

Por Dr. Cincinato

Uma ótima notícia nos surpreendeu nesta segunda, dia 18, em meio a tantas notícias ruins. Uma vacina para a covid-19 pode estar mais próxima de se tornar realidade, informou a empresa farmacêutica Moderna, que finalizou os primeiros testes de uma fórmula imunizadora em humanos e divulgou os resultados iniciais da fase clínica, considerados “positivos” pela equipe. Segundo a companhia norte-americana, após receber duas doses, oito voluntários apresentaram níveis de anticorpos semelhantes aos de pessoas que foram curadas da doença. Ainda faltam a segunda e terceira etapas dos testes, mas a empresa acredita ser possível concluir toda a pesquisa e ter uma imunização disponível em alguns meses.
Em abril, cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram que tinham uma possível e promissora vacina contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2). Batizada de ChAdOx1 nCoV-19, ela é feita a partir de uma versão enfraquecida de um vírus do resfriado comum que recebeu o material genético do causador da covid-19.
Eles saíram na frente, porque já estudavam há algum tempo uma vacina para outro tipo de corona e prometem resultados ainda para setembro deste ano, o que é bastante promissor.
Quanto aos tratamentos, o que podemos dizer é que são vários e isso significa que ainda nenhum pode ser considerado 100 % efetivo. Como a doença ataca o organismo de maneira sistêmica, podendo acometer vários órgãos, o que há é uma combinação de medicamentos, quase que personalizado para cada paciente.
Importante é que nós, enquanto esperamos, precisamos seguir com todas as orientações de distanciamento social – se puder, fique em casa – se for absolutamente necessário sair, use máscara; mantenha todas as recomendações de higiene e, principalmente, lave as mãos, o tempo todo.
Além de tudo isso, é preciso manter a sanidade mental, em meio a esse bombardeio de informações. Procure reservar um momento do dia para ler as notícias, mas não se prenda nisso o tempo todo. Afinal, a vida precisa fluir e continuar. Cuidado com as notícias falsas, que são muitas. Dê preferência aos jornais sérios e ainda assim, confirme em outras mídias.
O que estamos vivendo é totalmente novo para todo o mundo. Nenhum país, na verdade, tinha qualquer plano de contingenciamento, mas para o Brasil, a pandemia evidenciou uma imensa crise política e a fragilidade do nosso sistema de saúde pública que, existe, mas é como um cobertor curto.
Nossos colegas da saúde, médicos, enfermeiros, auxiliares e tantos outros, estão se doando ao máximo nessa verdadeira guerra pela vida, muitas vezes em condições desumanas.
Em nosso estado, os hospitais estão atingindo sua capacidade máxima.
O momento ainda não é de afrouxar o confinamento, o momento é de paciência.
Paciência é o melhor remédio que posso receitar nesse momento pra você.
Ninguém sabe dizer quando vai acabar, mas enquanto isso, vamos nos cuidar e cuidar dos outros. Vamos aprender a viver nesse novo mundo. Reinventar é a palavra da vez, mas solidariedade nunca sai de moda.
Não podemos nos abraçar, mas podemos fazer nossa parte ajudando alguém que precisa. Palavras de força, mensagens positivas e muita oração.
Nunca o mundo precisou tanto de fé.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s