Mauá terá operação especial contra o coronavirus neste feriado de Páscoa

 

  • Em transmissão nas redes sociais nesta quinta-feira (9), o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi anunciou medidas durante o feriado de Páscoa, entre a Sexta-Feira Santa e o próximo domingo, a fim de reforçar o isolamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), agente responsável pela doença Covid-19, e o combate aos preços abusivos no comércio de produtos essenciais. O chefe do Executivo salientou a união da GCM (Guarda Civil Municipal), polícias Militar e Civil para combater as aglomerações de pessoas na cidade.
  • No início da live no Facebook, Atila lamentou as duas primeiras mortes por Covid-19 confirmadas de pessoas do gênero masculino. Uma vítima tinha 54 anos, com histórico de hipertensão e tabagismo, enquanto que a segunda morte é referente a uma pessoa de 84 anos, com pré-existência de uma doença cardiovascular. Mauá também registrou 27 casos confirmados de coronavírus, 610 pacientes suspeitos da doença e 79 pessoas com diagnósticos descartados da patologia.
  • “O isolamento social é a única arma que temos. Até o momento, a medicina não trouxe ainda um remédio para evitar a proliferação ou a cura dessa pandemia. Infelizmente, duas famílias aqui em Mauá perderam seus entes queridos e estão em momento de profunda tristeza. Sabemos que as pessoas precisam trabalhar, mas isso reforça o isolamento e não existe economia sem gente. E não podemos pagar as contas com a vida”, enfatizou o prefeito.
  • Atila também destacou a Operação Tolerância Zero Integrada, que une os esforços da GCM (Guarda Civil Municipal), em parceria com o governo do Estado de São Paulo, por meio dos efetivos da Polícia Militar e Polícia Civil. A cooperação combaterá aglomeração de pessoas, como pancadões, e organização de filas em estabelecimentos pela cidade. A ação foi lançada nesta quarta-feira (8), visando organizar filas em lotéricas, bancos e comércios não essenciais.
  • O prefeito afirmou que não está medindo esforços no combate ao coronavírus, com a ampliação de 30 leitos no Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini voltados a pacientes do Covid-19. Atila lembrou que Mauá foi a primeira cidade a instalar lavatórios públicos pela região Central na Grande São Paulo, modelo seguido pela Capital em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), além da parceria com a iniciativa privada pelo Hospital Vital, que disponibilizará 29 leitos contra a doença.
  • Acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Luís Carlos Casarin, Atila esteve ao lado de profissionais como Gilberto Pontes, do Hospital Oswaldo Cruz, o anestesiologista do Hospital São Luis, Felipe Lira, Rogério Dias Santiago (enfermeiro com especialização em infectologia e que será o coordenador do Cecco) e do médico do Hospital Emílio Ribas, Jamal Suleiman, que prestará consultoria técnica no novo equipamento.
  • O Cecco tem capacidade inicial para 30 leitos para adultos e pediatria, podendo dobrar a capacidade em até 72 horas. “Aqui é um Centro de Atendimento de Especialidade do Coronavírus. Isso não é tenda de acampamento. Diferentemente de alguns hospitais de campanha, nós teremos laboratórios, infectologistas, médicos com experiência para enfrentar o Covid-19 e especialistas em entubamentos. Temos um hospital preparado para dobrar leitos e UTIs (Unidade de Terapia Intensiva)”, disse o prefeito.
  • *Fiscalização*
    Atila também destacou que a GCM e os fiscais da Prefeitura de Mauá também passarão por comércios essenciais pela cidade. “Há muito dono de supermercado que já passou do limite. É preciso garantir a segurança de seus funcionários, mas não distribuem EPIs (equipamentos de proteção individual) aos trabalhadores. E vamos combater os preços abusivos. Não teremos mais tolerância. Se não houver EPIs, entradas fracionadas e espaçamento nas filas, vamos fechar e lacrar. Não podemos mais aceitar isso”, assegurou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s