5º Feirão do Emprego de Mauá supera expectativas, reúne mais de 6 mil pessoas e encaminha 60% para entrevistas

Evento promovido pela Prefeitura ofereceu milhares de vagas, serviços gratuitos e histórias de esperança e superação

O sonho de conquistar uma vaga no mercado de trabalho levou as amigas Paula Regina dos Santos e Karina Leandro Caputo, moradoras do Jardim Oratório, a serem as primeiras da fila. Elas chegaram ao Ginásio Celso Daniel por volta das 0h30 desta sexta-feira (22), cheias de expectativa e esperança.

Assim que os portões foram abertos, as duas percorreram os estandes em busca de oportunidades e distribuíram alguns currículos. Menos de uma hora depois, veio a primeira conquista.

“Já saio daqui com entrevista marcada para segunda-feira. Estou muito feliz e confiante”, comemorou Paula, que busca uma vaga nas áreas de limpeza ou operacional.

A amiga Karina também garantiu entrevista para os próximos dias.

Entre os milhares de participantes também estavam as jovens Natália da Silva Santos, de 15 anos, e Gabrieli Genaro, de 16, moradoras do Jardim Zaíra, que procuravam oportunidades como Jovem Aprendiz.

“A gente veio na esperança de conseguir a primeira oportunidade. Já entregamos vários currículos e estamos bem otimistas”, contou Gabrieli.

Já Everton Borges, de 21 anos, morador do Jardim Ipê, participou em busca do primeiro emprego em uma vaga para Pessoa com Deficiência (PCD) na área de logística. Estudante universitário, elogiou a estrutura oferecida.

“Gostei muito da organização, da acessibilidade e do acolhimento. Isso faz diferença para quem está procurando uma oportunidade”, afirmou.

Assim como eles, cerca de 6 mil pessoas passaram pelo 5º Feirão do Emprego de Mauá ao longo desta sexta-feira. Ao todo, 74 empresas participaram da iniciativa, disponibilizando 6.150 vagas para diferentes perfis profissionais. De acordo com balanço da organização, 3.578 candidatos saíram do evento já encaminhados para entrevistas, o que equivale a quase 60% dos participantes. Os números consolidam esta edição como a maior já realizada na cidade, reforçando o feirão como uma das principais ações de empregabilidade da região.

Além das oportunidades de emprego, o evento ofereceu diversos serviços gratuitos à população, como massagem, esmaltação, corte de cabelo, design de sobrancelhas, aferição de glicemia e pressão arterial, testes de visão e vacinação, além de apresentações culturais durante toda a programação.

Todos os participantes receberam kit lanche e também puderam concorrer a brindes doados por instituições parceiras, entre eles air fryer, panela elétrica, pipoqueira e espremedor de frutas.

Foi o caso de Ivan Marcos da Silva, morador do Feital, que compareceu em busca de uma vaga para fresador CNC e acabou sendo sorteado com um prêmio.

“Vim atrás de emprego e ainda ganhei um presente. Acho que hoje é o meu dia de sorte. Achei que seria um evento pequeno, mas fiquei impressionado com a estrutura e com a organização. Está tudo excelente”, celebrou.

O prefeito Marcelo Oliveira acompanhou toda a programação e comemorou o sucesso de mais uma edição do feirão.

“Esse feirão representa muito mais do que vagas de emprego. Representa dignidade, esperança e a oportunidade de recomeçar para muitas famílias. Ver tantas pessoas saindo daqui encaminhadas para entrevistas, recuperando a confiança e acreditando no futuro mostra que estamos no caminho certo. Mauá segue trabalhando todos os dias para gerar emprego, renda e cuidar das pessoas”, destacou.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Trabalho, Renda e Empreendedorismo (STRE), com apoio de diversas secretarias municipais. A atividade também contou com a presença do deputado estadual Rômulo Fernandes, além de secretários municipais, vereadores e outras autoridades.

Os currículos das pessoas que ainda não conseguiram um encaminhamento permanecerão no banco de dados da STRE, e a equipe de empregabilidade continuará trabalhando na busca de oportunidades compatíveis com o perfil de cada candidato.

Deixe um comentário