Lula sugere três debates no 1º turno e provoca Bolsonaro: ‘Pode não ter 2º turno’

Para poder viajar ao país, Lula propõe a emissoras transmissão coletiva de debates no primeiro turno. “Pode não ter segundo”.

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que aceita participar de três debates durante a campanha para o primeiro turno da eleição presidencial. Lula reafirmou o pedido para que emissoras de rádio e TV se organizem em pool para a realização dos debates. Desse modelo, diversos veículos fariam transmissão simultânea e os debates teriam alcance maior. De acordo com o presidenciável, “não é possível atender a 50 pedidos”, pois prepara viagens a todo o país. “Quero sentir as pessoas”, disse ele em entrevista ao portal UOLnesta quarta-feira (27).

Ainda no mês passado, os sete partidos da frente Vamos Juntos pelo Brasil – PT, PCdoB, PSB, Psol, PV, Rede eSolidariedade – enviaramofício à Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e à Associação Nacional de Jornais (ANJ) propondo a cooperação das emissoras para a realização dos debates. A campanha alega que o “exíguo período” de 45 dias de campanha eleitoral não permite a realização de eventos avulsos. “Ou seja, eu preciso viajar o Brasil. Se a gente for fazer todo dia um debate, não dá para ficar atendendo tudo, se não, você não faz outra coisa”, frisou Lula.

O petista, contudo, ressaltou que gosta de debater. “Eu irei em debate com qualquer pessoa, já participei de debate com tanta gente”, disse ele, lembrando das antigas disputas com Leonel Brizola, Paulo Maluf e Geraldo Alckmin, seu atual candidato a vice.

pool de emissoras em debates presidenciais, como sugere Lula, é uma tradição nas eleições dos Estados Unidos. Mais recentemente, as eleições presidenciais no Chile também contaram com debates nesse modelo, durante o segundo turno, com um evento voltado às emissoras de rádio e outro para as televisões.

Alfinetada no presidente

Lula aproveitou ainda a entrevista para provocar o presidente Jair Bolsonaro (PL), que ainda não confirmou a intenção de participar dos debates no primeiro turno. O atual presidente condiciona a sua participação à presença de Lula. E tem sugerido um debate “mano a mano” com o petista, mas sem formalizar tais intenções. “O que Bolsonaro está pensando: só vou em segundo turno”, disse Lula. E provocou: “Se puder, lembra ele que pode não ter segundo turno”.

Em 2018, Bolsonaro não participou do último debate promovido pela Globo, em 4 de outubro, alegando questão de saúde (devido à suposta facada de Juiz de Fora). No entanto, no mesmo dia e horário, concedeu entrevista isolada à TV Record, sem ser incomodado pelo perguntador durante que 30 minutos. Apesar de participar de diversas transmissões, receber apoiadores e manter presença constante em redes sociais. Bolsonaro seguiu alegando questões clínicas e inviabilizou todos os debates com Fernando Haddad (PT) previstos para o segundo turno.

As últimas pesquisas de intenção de voto apontam para a possibilidade de vitória do petista já no primeiro turno. No levantamento divulgado pelo Instituto FSB nesta segunda (25), por exemplo, Lula tem 44% da preferência dos eleitores. Os demais candidatos somados – Bolsonaro (31%), Ciro Gomes (9%), Simone Tebet (2%) e André Janones (2%) – alcançam os mesmos 44%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, sendo possível, portanto, a vitória antecipada de Lula.

No mês passado, o Datafolha também demonstrou a possibilidade de vitória de Lula já no dia 2 de outubro. No levantamento, o petista aparecia com 48% da preferência do eleitorado, enquanto Bolsonaro tinha 27%. Na sequência, vinham Ciro (7%), Janones e Simone (2% cada). Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) estavam com 1%. Assim, Lula tinha 53% dos votos válidos (descontados nulos/brancos e nenhum), enquanto os demais adversários somavam 47%.

Rede Brasil Atual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s