No Dia de Proteção às Florestas, a BRK destaca a importância da conservação de mananciais e cursos d’água, uma missão do saneamento

No domingo, 17 de julho, é comemorado no Brasil, o Dia de Proteção às Florestas, data criada para lembrar que a preservação das matas é um compromisso de toda a sociedade.

As florestas são lares de inúmeras espécies de animais e plantas e as consequências da falta de preservação podem ser devastadoras, impactando a qualidade do solo, a vegetação e a fauna.

E o saneamento básico também está ligado à proteção das florestas. Somente a floresta amazônica armazena mais de 20% de toda a água doce do mundo, além de evaporar cerca de 20 bilhões de litros de água por dia, que abastecem de água toda a América do Sul.

Com os serviços de coleta e tratamento do esgoto, toda a área de vegetação próxima aos rios, córregos, nascentes e mares são protegidas e até mesmo reestabelecidas. O mesmo ocorre com os animais que vivem nessas regiões.

Em Mauá, a BRK, responsável pelos serviços de esgoto, se orgulha pelos índices de coleta e tratamento de esgoto que se destacam na Região Metropolitana de São Paulo com 93% e 87%, respectivamente, contribuindo com a recuperação dos córregos da cidade, bem como do Rio Tamanduateí, que nasce no município.

Após os investimentos para a retirada dos lançamentos de esgoto dos córregos e cursos d´água da cidade, como parte de um trabalho para promover a consciência e a responsabilidade socioambiental, a concessionária entende que a prestação dos serviços de esgotamento sanitário já está diretamente ligada à proteção das florestas.

“Quando coletamos, afastamos e tratamos o esgoto também estamos protegendo toda a área de vegetação próxima aos rios e córregos da cidade”, destaca Diego de Oliveira e Silva, responsável pelas áreas qualidade, saúde, segurança e meio ambiente, na BRK.

A remoção da mata nativa ou ciliar, principalmente próximo aos cursos d’água, pode causar assoreamento dos rios, ou seja, acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica em seu fundo. E, as consequências disso são inúmeras, como por exemplo, o aumento de enchentes e a diminuição de vazão das nascentes. Porém, a preservação das florestas e dos mananciais é um trabalho coletivo, que envolve toda a sociedade.

 

Como posso ajudar na proteção das florestas?

 

·     Consuma produtos de origem vegetal com certificado e prefira adquirir artigos com matérias primas de reflorestamentos;

  • Não dê início a queimadas;
  • Não descarte lixo em locais inadequados;
  • Pratique a reciclagem e o reaproveitamento dos produtos descartados;
  • Plante árvores.

Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente para a preservação do meio ambiente, das florestas, e o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico da cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s