Instituto Penta Social comemora sucesso da campanha por dignidade menstrual

Ação arrecadou mais de 20 mil itens de higiene, que já começaram a ser distribuídos

O Instituto Penta Social comemora o sucesso do Projeto Por Elas em defesa da dignidade menstrual para mulheres em vulnerabilidade social. Ao longo da campanha foram arrecadados 17 mil absorventes, 2 mil lenços umedecidos e 3.200 sabonetes, que já começaram a ser distribuídos para associações.

A higiene menstrual é um direito e deve ser considerada uma política de saúde pública, de acordo com diretrizes da ONU (Organização das Nações Unidas).

“Queremos garantir que os direitos das mulheres não sejam violados. Infelizmente, uma em cada quatro adolescentes no Brasil não possui um absorvente durante seu período menstrual”, afirmou Cleber Broch, presidente do Instituto Penta Social.

A preocupação com o bem-estar das mulheres é uma preocupação da Edilene Broch, vice-presidente do Instituto Penta Social. “É uma questão de direitos humanos também. A pobreza menstrual aumenta, por exemplo, a evasão escolar. temos relatos de meninas que não vão para escola, pois não tem o absorvente”, contou.

O acesso aos itens de higiene torna-se essencial, pois cada período menstrual gera um custo médio de R$ 144 por mês. “Isso faz com que as mulheres busquem medidas como pedaços de jornal em substituição ao absorvente por falta de recursos financeiros, pois milhares vivem numa situação de extrema vulnerabilidade social”, lamentou Edilene.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s