Ribeirão Pires inaugura memorial à Capela de Santo Antônio e ganha novo ponto de visitação

Com traços modernos, projeto arquitetônico faz homenagem à história da cidade e valoriza tradições do povo ribeirão-pirense

A Prefeitura de Ribeirão Pires inaugurou nesta terça-feira, dia 26, o memorial à primeira Capela de Santo Antônio, situada na Rua Felipe Sabbag, altura do número 20. A abertura oficial do espaço para visitação foi marcada pela bênção dada pelos padres Clemilson Pereira Teodoro, Mario Alessio da Silva Ferreira e Pedro Luiz Nierotka.

Moradores e autoridades do município participaram da cerimônia de inauguração. Evelin Aparecida de Oliveira Sarabando, 42 anos, frequentadora da Igreja Matriz São José, falou sobre a importância do memorial. “As vezes você está triste, passando por aqui, e só de ter este espaço, este símbolo, você vê, faz sua oração, medida um pouquinho. Para a cidade é muito bom”, opinou a moradora.

O espaço está aberto à visitação e contemplação de segunda a sábado, das 8h às 17h.

Sobre o memorial – Com traços modernos, o projeto, assinado pelo arquiteto Alexandre Costa Figueiredo, traz olhar futurístico para marco histórico da cidade: o espaço plano que hoje abriga o memorial era ocupado, até 1975, por um morro, removido durante período intenso de industrialização do Grande ABC e urbanização da região.

No alto deste morro, a fé escreveu importante capítulo na história da cidade: a primeira Capela de Santo Antônio e primeiro ponto turístico do município foi construído em 1919, em agradecimento à vida de Cherubin Duarte, acidentado e recuperado neste período. Doada ao povo ribeirão-pirense por Laura Duarte, mão de Cherubin, a capela recebeu sua última missa em 1972.

No entorno da Capela, há pintura de grafite assinado por Claudio Martucci, artista da cidade. A obra passa a integrar o Museu de Arte de Rua da cidade (MAR).

Ribeirão Pires conta com Circuito Religioso, ação apoiada pela Prefeitura como forma de fortalecer tradições do município e a atividade turística.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s