Os pais dos alunos da Escola Estadual Edmundo Luiz de Nóbrega Teixeira em Rio Grande da Serra, enfrentam uma luta para conseguir o transporte gratuito para seus filhos. O Governo do Estado não reconhece a necessidade do transporte devido a uma cláusula que descarta o transporte no caso de uma distância do colégio.
Acontece que os estudantes tem que atravessar uma área ocupada por usuários de drogas, traficantes e outros indivíduos fora da lei num percurso que dura cerca de 40 minutos a pé. Um grupo de moradores está realizando um abaixo-assinado com o apoio dos vereadores para levar ao Governo do Estado.
“Estamos nessa luta junto aos pais e alunos para que o Governo forneça esse transporte, o perigo e a violência estão crescendo na região, eu duvido que um governante permitiria que seu filho fizesse esse trajeto para a escola a pé. É muito perigoso, não queremos ver Rio Grande da Serra novamente nos programas policiais exibindo tragédias, vamos lutar pelo transporte e segurança de nossos jovens e crianças”. Thais C. de Arruda mãe de um aluno.
A Iara Alves de Lima é moradora de Rio Grande da Serra, ela tem dois filhos matriculados na Escola Edmundo, o Pedro de 15 anos e a Vitória de 9 anos, ela relatou os diversos problemas causados pelo corte do transporte por parte do Governo do Estado.
“É um absurdo os alunos ficarem sem o transporte, a gente tem que deixar de trabalhar para ter que trazer os filhos para a escola, o valor de uma perua fica entre R$ 150,00 e R$ 200,00 reais, isso pesa muito no bolso das famílias, além disso, quem tem o dinheiro pra pagar não encontra transporte disponível”. Desabafa a mãe
“Precisamos ter de volta esse transporte tão essencial para os alunos e as famílias, precisamos que o governo nos ajude, não podemos arriscar a vida de nossos filhos, o governo não garante nem a segurança e nem o transporte, está muito difícil”.