Com mais de 614 quilômetros de tubulações, coleta de esgoto já ocorre em 93% de Mauá

Serviço prestado pela BRK oferece a modernização contínua da rede coletora por meio de trocas e extensões

Coletar e tratar o esgoto faz parte dos serviços de saneamento de qualquer município. A coleta do esgoto é o serviço que tem por finalidade ´coletar´ toda a água que foi utilizada nos imóveis – após os banhos, lavagem das louças e roupas e da descarga dos banheiros – e afastá-la das residências, transportando esse efluente até uma estação de tratamento, por meio de uma rede pública coletora de esgoto. A rede é um conjunto de tubulações por onde o esgoto escoa e é transportado para as estações de tratamento, onde ele é tratado, limpo e devolvido para os rios e córregos, sem causar prejuízos ao meio ambiente.

Em Mauá, o sistema de coleta de esgoto tem uma extensão de 614 quilômetros de redes. Isso significa que se toda a estrutura de tubulações da cidade fosse colocada numa linha reta, ela seria suficiente para chegar até a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Mas nem sempre foi assim. Quando o contrato de concessão foi firmado, o índice de atendimento com a rede coletora de esgoto disponível em Mauá era de 76%.  Ao longo de duas décadas, a extensão de redes coletoras de esgoto foi ampliada acompanhando o crescimento do município.

A atual extensão das redes de coleta de esgoto de Mauá é capaz de atender a 93% dos imóveis da cidade. Uma realidade muito diferente do restante do país. Segundo o Instituto Trata Brasil, apenas 54,1% dos brasileiros têm seus esgotos coletados. Em Mauá, os avanços foram possíveis por meio de investimentos definidos na concessão dos serviços à iniciativa privada.

Hoje, a concessionária BRK, responsável pelos serviços de esgoto da cidade, é quem tem o compromisso de manter em pleno funcionamento o sistema de coleta e tratamento. É importante ressaltar também que, atualmente, Mauá possui um dos melhores índices de tratamento de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo, com indicador de 87%.

Para isso, conta com uma gestão do serviço que oferece a modernização contínua das redes coletoras por meio de trocas e extensões.

Em 2021, cerca de 434 metros de redes e tubulações de esgoto foram substituídos na cidade e cerca de 236 quilômetros das redes de esgoto passaram por ações preventivas de limpeza no município.

“A troca das tubulações de esgoto visa modernizar o sistema de coleta e atuar preventivamente, facilitando o escoamento do efluente e reduzindo odores, entupimentos ou até mesmo a necessidade de reparos emergenciais”, informa o gerente de operações da concessionária, Bruno Gravatá.

Os serviços de coleta de esgoto tornam os municípios mais limpos e sustentáveis. Condições sanitárias adequadas são medidas de proteção contra diversas doenças e proporcionam qualidade de vida. A BRK atua para ampliar cada vez mais estes serviços, levando o saneamento para além do básico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s