Caio Evangelista e Mateus Prado podem fazer dupla a Estadual e a Federal

Segundo fonte segura que participou da reunião com a dupla, a ideia de uma dobrada é quase certa, porém não se revelou o partido pela qual os pré-candidatos teriam a legenda, bem como qual seria candidato a federal ou estadual.

Matheus Prado
Caio Evangelista

Ambos os candidatos têm perfis parecidos, visto saberem coordenar campanhas eleitorais, militarem em movimentos pela educação, cultura, diversidade e sustentabilidade. O fato chama atenção de ambos teriam sido cria do PT de Mauá, teriam se desfiliado da legenda e se aproximarem do “partido de coração”.  Mateus chegou a ser candidato a Prefeito de Mauá pelo Psol com apoio de Heloísa Helena, enquanto Caio, ex Secretário de Cultura e Juventude, teve apoio de Marina Silva e, em 2012 foi peça fundamental no marketing da campanha que colocou Atila Jacomussi na disputa a prefeito e, ao pender contra Vanessa Damo definiu Donisete Braga prefeito no segundo turno daquele pleito.

Ao ser indagado sobre a possibilidade da dobrada, Caio Evangelista, hoje presidente do PCdoB de Mauá.  cravou ao Tempo Real que “isso tudo não passa de ensaio e demonstra de fato, a carência que boa parte do eleitorado e inclusive o próprio meio político tem em novos quadros e com projetos que olhem a cidade, as pessoas em um mundo moderno e além de projetos familiares”. Matheus Prado, desconversa e fala de projetos voltados para a educação e crítica a políticas adotadas, sobretudo os cuidados com a saúde e a vacinação.

O JTR, após telefonemas com Mateus e Caio, perguntou por e-mail, obtendo respostas apenas de Caio Evangelista até o momento.

TR- Com a Federação Partidária qual a chance da dupla Caio e Matheus seguirem com o projeto de pré-candidatura?

CE – Não temos projeto de pré-candidatura, o que existe é um modo de pensar a questão das cidades inteligentes, da renovação política e do modo de fazer campanhas. A tendência é que muita gente deixe de votar, porém o sistema continua existindo e dando as cartas.

TR-  Qual a experiência que a sua gestão na Secretaria de Cultura e Juventude acrescentou em termos pessoais?

CE- Entrei na cultura como estagiário, fui assistente, professor, diretor, assessor e quando estive como secretário nada me surpreendeu, exceto a confirmação de muitos não se importam. A Cultura para mim foi uma questão de amor, de querer transformar, mas infelizmente foi um período curto e muito conturbado, além da pandemia.

TR- A Lei Aldir Blanc foi o grande feito ?

CE- Não. O grande feito foi fazer a minha obrigação ouvir a comunidade cultural, aceitar a cultura que forma a consciência coletiva da população, apontar caminhos possíveis, correr atrás para ajudar, sobretudo em momentos difíceis como foi e é a pandemia covide-19.

TR- E sobre as críticas:

CE- surpreende zero pessoas. Eu respondo dizendo que a desinformação é a arma dos fascistas para manipular a população. O PT deveria estar sorrindo com o que fez, pois a maioria das entidades e artistas que foi beneficiada com recursos da Lei Aldir, do Proac e FAFC é base do atual prefeito ou do PT e ninguém sofreu perseguição ou deixou de receber e toda a comunidade cultural sabe disso, não adianta tripudiar. Os conselhos foram ouvidos em sua forma plena, todo o processo transparente, conforme regulamentações da lei, a autodeclaração e a devida documentação em termos de editais fez chegar aos artistas ou entendido o dinheiro. Nisso Mauá saiu na frente, basta ler os processos, fazer o que tem que ser feito e ter empatia. Tenho a impressão de que o que incomoda alguns é termos feito. Já eu não tenho críticas a quem trabalha hoje e desejo sorte, sempre.

 TR- Sendo candidato a cultura será pauta?

CE- Sendo ou não, é da minha formação, jamais será perfumaria para mim.

TR- Quem deve ser Federal ou Estadual se essa dupla for concretizada.

CE- Cosme e Damião estão no imaginário popular. O importante é realizar o debate, discutir nossa sociedade, formar gente, dizer algo.

TR- Você iria ao PT ou o PCdoB convidou o Matheus?

CE-   O Matheus é filiado ao PT e só o PT e ele mesmo pode responder. O PCdoB de Mauá está de portas abertas para aqueles que se incomodem com a injustiça, com as mulheres, juventude, LGBTs, povo negro e com a modernização da administração.

TR- Mas como fica o apoio ao Deputado Orlando Silva?

CE- Orlando é o principal candidato do PCdoB, sem dúvidas, assim como a digníssima Leci Brandão.

TR- Todos com Lula?

CE- É a alternativa contra a aberração, burrice, caretice que se instalou com o atual projeto de Bolsonaro.

TR- A que devemos esse retrocesso¿

CE- Por omissão de pessoas de bem que deixaram de se posicionar e lutar contra essas vozes esquizofrênicas.

TR- E quais os projetos atuais?

CE- Vou trabalhar na divulgação do meu livro OS NEGOS DO OUTRO LADO, publicado em julho deste ano, mas que por questões pessoais e por conta da pandemia não trabalhei a divulgação. Tenho projetos artísticos cinematográficos e outros não poderei revelar agora para não cair no tik tok (risos)

TR- O que pensa sobre os demais pré-candidatos da cidade?

CE- O ser inteligente, deve participar da política, da sociedade, pois fora dela somos iludidos o tempo todo. É importante ensinar a constituição nas escolas para sabermos o que é ser cidade, a ideia de país, de cidade, dos direitos e deveres no estado. Qualquer cidadão que pode votar, também pode ser votado e quem é hoje pré candidato está em seu direito de convencer outros. É legítimo. Agora se são ou não os candidatos que a população espera agora, só as urnas poderão responder. As urnas eletrônicas, seguras inclusive.

TR- E o que você espera para 2022?

CE- Estarmos vivos para vencer a pandemia, discutir o país e ajudarmos outras pessoas a enxergarem o mundo para além dos muros que nos separam. Desejo um ano de esperança para todos. Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s