Ong Filhos de Ghandi completa 30 anos

Instituição já formou centenas de capoeiristas e realizou inúmeros trabalhos sociais em Mauá

Neste domingo dia 19/12/2021 a Filhos de Ghandi comemorou 30 anos, a entidade foi fundada em 19 de dezembro de 1991 pelo mestre de capoeira Gildásio Pereira de Oliveira, uma lenda viva do movimento Negro Mauaense conhecido em todo território nacional. Ele é figura ilustre na história na Capoeira, após 30 anos combatendo o racismo, preconceito, discriminação a intolerância religiosa.
A escola Filhos de Ghandi emplacou em sua trajetória uma das mais expressivas histórias da Capoeira na cidade de Mauá, dedicação e trabalho sócio educativo, cultural e esportivo voltado á crianças, adolescentes adultos e suas famílias radicadas na cidade de Mauá e região. Famílias que se encontram em situação de risco, com renda per capta baixa, entre outros aspectos de dificuldades.
ADCC. Filhos de Ghandi é patrimônio tombado de bem imaterial, social, cultural, desportivo Decreto nº 8.327 de 08/2017, é uma entidade de utilidade pública conforme a lei nº 3.821, de 08/08/2005. Em 2006, ADCCFG ganhou o prêmio desempenho na categoria terceiro setor pelo trabalho social desenvolvido ficando entre as cinco entidades da região do grande ABC, ADCCFG também ganhou o Prêmio a Madre Teresa do ABC, sendo o título conferido a responsável pelas ações da entidade, em 2007 ficou entre os semifinalistas do Prêmio Itaú Unicef.
A Filhos de Ghandi é uma das escolas de Cultura Afro Brasileira mais antigas de Mauá, ela celebrou nesse domingo (19 de dezembro ), 30 anos de história como ícone de resistência e luta contra o racismo e afirmação do povo negro, estiveram presente na comemoração o Deputado Federal Vicentinho, o coordenador de Cultura da Cidade de Mauá Tadeu e o Diretor de Casa do Hip Hop Mano Rogério.
Para propagar a história e cultura de seu povo, são inúmeros títulos em projetos sociais desenvolvidos nas periferias da cidade de Mauá, realizações contínuas de manifestações, passeatas, Marchas e Cortejos enaltecendo e dando visibilidade ao povo negro.
“Falar da Filhos de Ghandi é falar da Herança das Senzalas, há uma geração trabalhando, praticando, cantando e vivendo essa cultura – Agradeço aos meus filhos Contra Mestre Nego Zara, Everson e Cleverson, agradeço ao Vice Presidente da ADCCFG. Professor Zé a minha esposa e aluna Professora Marquinha e todos os professores da Filhos de Ghandi, voluntários que garantem a continuidade do trabalho, do objetivo e da missão da nossa escola. Gratidão aos pais, alunos, amigos e famílias que passaram, e os que permanecem até os dias de hoje, muito obrigado e que Deus e os Orixás nos proteja”.

Mestre Gildásio Pereira de Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s