Prefeitura de Mauá realiza 3° Conferência dos Direitos das Pessoas com Deficiência


Reunião debateu políticas públicas para garantir inclusão e acessibilidade

Nesta sexta-feira (08/10) aconteceu em Mauá, a 3ª Conferência dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A reunião foi promovida de forma híbrida (presencial e on-line) no Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes. Todo o processo de consulta pública e organização do evento contou com acompanhamento do CMPD (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência)

Propostas reunidas durante a consulta pública, encerrada em 23 de setembro, foram apresentadas e discutidas. O tema central da Conferência este ano foi o ‘Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo’. As discussões tiveram como base cinco eixos temáticos: estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada à participação das pessoas com deficiência; garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas; financiamento das políticas públicas da pessoa com deficiência; direito e acessibilidade e desafios para comunicação universal.

A abertura da reunião contou com as presenças do prefeito de Mauá Marcelo Oliveira; a secretária de assistência social Xênia Souza Díspore; o secretário de planejamento urbano Rômulo Fernandes; o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência Rogério Saito; e, representando a Câmara Municipal, o vereador Márcio Araújo.

O prefeito Marcelo Oliveira falou sobre a importância que é reconstruir a cidade, mas que é essencial cuidar das pessoas. “O que nós levamos desta vida é o que fazemos um pelo outro. E trabalhar para garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso aos seus direitos é meu compromisso não só como prefeito, mas como pessoa”, disse o prefeito.

A secretária de assistência social Xênia Díspore falou sobre a necessidade de empatia por parte do poder público para atender com respeito e dignidade as pessoas com deficiência. “Para incluir é necessário entender e se colocar no lugar do outro. Precisamos nos sensibilizar, entender as particularidades de cada caso e nossas demandas cotidianas para poder garantir os direitos das pessoas com deficiência e avançar nas políticas em prol dessa causa”, contou a secretária.

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência Rogério Saito falou sobre o papel da entidade que ele representa. “O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência é responsável por fiscalizar e cobrar o poder público no que se refere às políticas públicas para as pessoas com deficiência, além de prestar assistência a esse público”, explicou Rogério.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s