Triatletas mirins de Itu se destacam em prova de duathlon, neste domingo (3)

Alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões foram ao pódio, mostrando evolução nos treinos

Os triatletas mirins de Itu tiveram sua primeira experiência numa competição oficial. Nove integrantes da Escolinha de Triathlon Formando Campeões disputaram o duathlon do Blue Series, neste domingo (3), na cidade do interior paulista.

A prova contou como etapa do Campeonato Paulista de Duathlon. Para as crianças da Escolinha de Triathlon, o objetivo era ensiná-los a lidar com diversas situações próprias de uma prova, estimulando a dedicação, a criatividade, a concentração e o trabalho em equipe. Acima de tudo, com muita diversão.

“Foi uma experiência muito legal, eles adoraram a adrenalina da competição. E todos tiveram um desempenho excepcional para uma primeira prova. Conquistamos um terceiro lugar na categoria 14 a 15 anos masculino e um segundo lugar na categoria 12 a 13 anos feminino”, contou o professor Thiago Mantovani. “A intenção é proporcionar essa experiência a todos os alunos, futuramente.”

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Itu, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Itu. Os patrocinadores são Astra, Japi, Castelo Alimentos, Matera e DPaschoal.

Alunos da Escolinha de Triathlon na competição – Foto: Divulgação

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

————

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Juliana Leite 
juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 99119-8185
www.onboardsports.net

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s