Outubro Rosa: Saúde de Ribeirão Pires reforça a importância do diagnóstico precoce para tratamento do câncer de mama


Doença é a que mais mata mulheres no Brasil; segundo o INCA, 2,3 milhões descobriram o diagnóstico em 202

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), ligado ao Ministério da Saúde, em 2020 mais de 2,3 milhões de mulheres descobriram que estavam com câncer de mama. A doença também é a mais letal entre o sexo feminino. Visando a conscientização e a prevenção do autoexame e diagnóstico precoce, a secretaria de saúde de Ribeirão Pires orienta as mulheres a se prevenir.

De acordo com a mastologista Amanda Faulhaber, da rede pública de saúde de Ribeirão Pires, o autoexame permite, sobretudo, o autoconhecimento da mulher, e ela orienta como deve ser realizado. “É importante que a mulher tenha esse contato com o próprio corpo e que o autoexame deve ser realizado após o período menstrual, com uma das mãos elevada atrás da nuca, sendo que a outra mão vai palpar a mama contra lateral e axila”, explica. Ainda segundo ela, o exame deve ser realizado em frente ao espelho “para que sejam melhor notados abaulamentos, nodulações, retrações e alterações na cor da pele e também alterações no mamilo”, completa a mastologista.

Qualquer alteração notada, a paciente deve procurar um médico especialista, para melhor avaliação. Uma vez realizado o diagnóstico de câncer, através de exames mais apurados, como a biópsia, o mastologista encaminha a paciente para o oncologista, para que seja realizado o tratamento em conjunto.

“O tipo de tratamento realizado vai depender se a doença é localizada ou mais avançada, e pode constar de cirurgia, radioterapia, quimioterapia, radioterapia, terapias alfa ou imunoterapia”, elenca Amanda.

Entretanto, existem medidas que podem ajudar na prevenção ao câncer de mama e devem ser seguidas pelas mulheres: “A prática de atividades físicas, não fumar, ter uma alimentação saudável, são hábitos que recomendamos para diminuir a incidência de acometidos pela doença”, finaliza a mastologista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s