Programação do Simpósio de Segurança do Navegador Amador terá atividades no mar e palestras

O XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador será realizado de será realizado entre 15 e 17 de outubro, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), e as inscrições seguem abertas pelo site https://simposio.seg.br/. O evento terá uma série de atividades dentro e fora do mar, além de palestras com especialistas no segmento. O último dia será reservado às provas para habilitação de Arrais Amador, Mestre e Capitão.

Os inscritos são amantes da navegação como velejadores, marinheiros e pessoas relacionadas com o meio náutico. O simpósio é uma realização do Yacht Club de Ilhabela em parceria com a Marinha do Brasil, Soamar SP e apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela. A produção e organização é feita pela Full Time Eventos.

As atividades começam na quinta-feira (14/10) com o credenciamento, que se extende a todos os demais dias de Simpósio de Segurança do Navegador Amador. Na sexta-feira (15/10), as ações serão na água, no chamado Dia de Mar com manobras de atracação e desatracação, resgate de homem ao mar, abandono de embarcação, coletes e balsa salva vidas sinalização com pirotécnicos, transmissão de “Securitée” e “May Day” e demonstração de resgate de náufrago por aeronave.

No sábado (16/10) serão realizadas palestras com nomes de peso do mundo náutico, com abertura oficial de Alex Costa – Comodoro do Yacht Club de Ilhabela e Mario Simonsen – Presidente Soamar-SP.

No domingo (17/10) serão realizadas as provas. É pré-requisito para o exame de Mestre Amador que o candidato seja Arrais Amador. E os inscritos para a avaliação para Capitão é necessário ter a licença Mestre Amador. Não será realizada a averbação de MOTONAUTA nas carteiras emitidas no Simpósio.

As embarcações dos chamados Exercícios de Mar ficarão nos píeres Yacht Club de Ilhabela e serão enviadas pela Marinha do Brasil.

”O Simpósio será importante, pois terá apoio da Marinha e várias atividades relacionadas à segurança no mar. Estou estudando para tirar o Mestre Amador. Então será uma oportunidade de fazer a prova e aprender ainda mais sobre, principalmente no Dia de Mar”, contou a velejadora Dani Lisboa.

Demonstração pirotécnica

Um dos equipamentos que será utilizado no Dia de Mar é o fumígeno flutuante laranja de 3 minutos IM-IFF-203, que é um sinalizador náutico de emergência para socorro e salvamento em águas abertas ou fechadas, para curtas e longas distâncias, de uso diurno.

Outro sinalizador que será apresentado é o foguete manual estrela vermelha, material de uso obrigatório em embarcações da Marinha Mercante, Marinha de Guerra e barcos de esportes e recreio.

”Nos exercícios, a gente terá deflagração dos pirotécnicos, equipamentos que indicam que a embarcação está em perigo e necessitando de ajuda. O apoio dos sinalizadores será da Indios, fabricante desses equipamento homologados pela Marinha do Brasil”.

”Os participantes vão aprender a sinalização e uso prático desse material”, explicou Marcello Souza, capitão amador, diretor da escola de navegação Argonauta. ”Será uma grande festa, com Dia de Mar, com os navios da Marinha, palestras com expoentes do mercado náutico e no último dia os exames para Arrais e Mestre Amador”.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

14/10 – CREDENCIAMENTO

14h às 18h – Credenciamento

15/10 – DIA DE MAR

8h às 8h30 – Credenciamento

8h30 às 9h30 – Instruções para o Dia de Mar

9h30 às 10h30 – Embarque nos meios

10h30 às 16h45 – Atracação e desatracação, noções práticas de manobras e navegação, resgate de homem ao mar, abandono de embarcação, coletes e balsa salva vidas

sinalização com pirotécnicos, transmissão de “Securitée” e “May Day”, demonstração de resgate de náufrago por aeronave.

16h45 às 17h – Desembarque dos Meios

16/10 – SIMPÓSIO

8h às 09h –  Credenciamento

9h às 09h15 – Abertura Oficial com Alex Costa – Comodoro do Yacht Club de Ilhabela & Mario Simonsen – Presidente Soamar-SP

9h15 às 09h30 – Palavra do Comandante da Marinha com o Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos – Comandante da Marinha do Brasil

9h30 às 9h45 – A Importância do Simpósio com o Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira – Diretor de Portos e Costas.

9h45 às 10h15 Coffee break

10h15 às 11h00 – Navegando com Segurança / Preparação Travessias com Marcio Dottori – Engenheiro naval, diretor técnico da Revista Náutica

11h às 11h30 – Tribunal Marítimo e a Segurança da Navegação com o Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho – Presidente do Tribunal Maritimo.

11h30 12h15 – Aspectos Práticos da Normam 03 com o Capitão-Tenente Helenilde de Lima Silva Gomes – Chefe do Departamento de Pessoal Amador, Marinas, Clubes e Entidades Desportivas Náuticas da Diretoria de Portos e Costas.

12h15 às 14h –  Almoço

14h às 15h – Sobrevivência no Mar com Marco Ferrari

15h às 15h45 – A contribuição do RIPEAM para a Segurança do Navegador Amador com o Capitão de Mar e Guerra Sergio Henrique Magliari da Costa Moura

15h45 às 16h15 Coffee break

16h15 às 17h15 – O sucesso é uma experiência coletiva com Beto Pandiani – Velejador de renome mundial, Escritor e Palestrante

17h às 18h30 – Encerramento – Confraternização

17/10 – PROVAS

8h às 12h30 – Provas para Amadores

Confira a programação completa

Sobre o Simpósio

O Simpósio de Segurança do Navegador Amador teve sua primeira edição realizada no ano de 2000, na Escola Naval. Idealizado pelo Vice Almirante Euclides Duncan Janot de Matos, à época Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, o evento teve a coordenação do navegador Carlos Brancante, pela sua experiência de mais de 150.000 milhas navegadas, e o então CMG Bernardo Pierantoni Gamboa, hoje Vice-Almirante.

A missão era aproximar a Marinha dos navegadores amadores, tendo como foco central a segurança. Nesses 20 anos, o simpósio vem conscientizando toda a comunidade náutica sobre como ter uma navegação mais segura e evitar a poluição hídrica, de forma a garantir a salvaguarda da vida humana no mar.

—-

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s