Súmula do 1º gol de Pelé estará em exposição em homenagem ao Rei do Futebol

Documento, do acervo do Museu de Santo André, foi emprestado ao time do Santos, que em retribuição doou réplica de camisa da partida, realizada em 1956, ao museu

A súmula do primeiro gol marcado por Pelé, que integra o acervo do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, integrará a exposição ’65 Anos de Reinado’. A mostra, uma homenagem à carreira do Rei do Futebol, estará em cartaz no Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube. A abertura será na data em que se comemora os 65 anos da partida, realizada no Estádio Américo Guazzeli, o atual Clube do Corinthians de Santo André: 7 de setembro (de 1956). Em retribuição ao empréstimo do documento histórico para a exposição, o time da Baixada Santista doou ao Museu uma réplica da camisa utilizada por Pelé naquela partida.

A exposição ’65 Anos de Reinado’ estará em cartaz no Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, na Vila Belmiro, em Santos, no período de 7 de setembro a 23 de outubro, dia em que Pelé completará 81 anos. Nela, além da súmula os visitantes poderão conhecer outros materiais como que contam a história da carreira do Rei do Futebol.

Para Alex Fernandes, coordenador do Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, a súmula é um importante documento para a história do futebol mundial e do time do Santos. “É como uma certidão de nascimento do ídolo do futebol. Pela primeira vez, aos 15 anos, Pelé apareceu em um jogo profissional. É algo como o nascimento do mito”, destacou.

Segundo a museóloga Mayra de Souza, a doação da camisa de Pelé ocorreu quando da visita do time do Santos ao Museu de Santo André realizada em 25 de agosto. Trata-se de uma réplica da camisa utilizada por Pelé na partida disputada em 7 de setembro de 1956 na cidade, feita pela mesma tecelagem, com o mesmo tecido e mesmo modelo.

Doação – A súmula original com o registro do primeiro gol de Pelé integra o acervo do Museu de Santo André desde 2019. Ela registra a partida realizada em 7 de setembro de 1956 entre o Santos Futebol Clube e o Corinthians de Santo André no Estádio Américo Guazzeli. O documento foi doado pelo morador Milton Sacilotto, filho de um dos organizadores da partida, o então diretor do Departamento de Educação, Cultura e Esportes de Santo André, Nelson Sacilotto. Além da súmula o museu recebeu ainda fotos e recortes de jornal sobre o jogo.

O Museu de Santo André Doutor Octaviano Armando Gaiarsa foi oficializado em 1982. Desde 1990 ele ocupa o prédio do Primeiro Grupo Escolar da região, localizado na rua Senador Flaquer, 470, Centro. O espaço apresenta aos visitantes a memória e a história da cidade e da região por meio do seu acervo, exposições e outras ações de difusão. Por conta da pandemia, segue fechado para visitação do público. O atendimento é realizado pelo email museu@santoandre.sp.gov.br.

Serviço:

Exposição ’65 Anos do Reinado’

De 7 de setembro a 23 de outubro

Memorial da Conquista do Santos Futebol Clube

Estádio Urbano Caldeira, R. Princesa Isabel, s/n, Vila Belmiro, Santos – SP

Visitas de 3ª feira a domingo, das 10h às 18h

Mais informações: @visiteavila

| Texto: Marcos Imbrizi
mlimbrizi@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142
| Fotos: Angelo Baima e Helber Aggio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s