Hospital de Campanha Pedro Dell’Antonia está há quatro dias sem nenhum paciente

Com mais 500 dias de operação, local protagonizou mais de 15 mil altas médicas e, durante esse período, teve baixa taxa de letalidade

Há quatro dias o primeiro hospital de campanha implantado em Santo André está sem nenhum paciente. O Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, reconhecido pela realização de grandes partidas de basquete e vôlei, abriga desde 15 de abril de 2020 uma estrutura montada com o objetivo de garantir assistência aos pacientes com Covid-19.

“É uma imagem que a gente só viu quando abrimos esse hospital há mais de 500 dias. É um dia de alegria, ainda não dá pra gente comemorar e celebrar da forma que queremos porque precisamos tomar cuidado, usar máscara e praticar o distanciamento social, mas sem dúvida nenhuma, é um dia de muita emoção e muita alegria”, comentou o prefeito Paulo Serra, que visitou o local nesta sexta-feira (3).

Com gestão e planejamento, Santo André se estruturou para lutar e vencer a guerra contra a Covid-19. Dentre as diversas estratégias adotadas, foi a primeira cidade da região a montar hospitais de campanha. Em um ano e meio de pandemia, Santo André foi uma das poucas cidades onde não faltaram leitos para os internados e, ao todo, registrou 22.939 altas médicas.

No período mais crítico da pandemia, em março deste ano, o hospital de campanha chegou a ter 98% dos 190 leitos ocupados. A primeira paciente, uma mulher, de 63 anos, foi admitida em 17 de abril do ano passado. Em pouco mais de um ano, houve admissão de 15.550 pacientes e 15.294 altas médicas, o que representa uma de taxa de letalidade de 0,01%.

“Depois de 15 mil atendimentos, o hospital está vazio, sem nenhum paciente. No início dessa jornada essa estrutura nos deu segurança que íamos vencer essa guerra e com a vacinação avançando estamos vencendo. Também viemos homenagear esses profissionais que salvaram tantas vidas e que vão estar à disposição da população na nossa rede de saúde. Santo André sempre vai estar pronta, como sempre esteve, já que nenhum paciente ficou sem atendimento. Se Deus quiser, nosso Dell’Antonia vai voltar a ser uma referência esportiva de celebração assim que a vacinação evoluir ainda mais. Vamos vencer essa guerra de vez”, completou o prefeito Paulo Serra. 

Em um ano e cinco meses de operação, cerca de 400 profissionais atuaram incansavelmente com um o intuito de salvar vidas no local, entre médicos clínicos, intensivistas, infectologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e fisioterapeutas, que contaram ainda com o apoio assistencial de médicos especialistas da rede de saúde de Santo André, como cardiologistas, neurocirurgiões, proctologistas, anestesistas e vasculares.

“Santo André sempre teve a preocupação de controlar a pandemia e proteger os profissionais de saúde. É sem dúvida uma boa notícia não termos nenhum paciente internado no hospital de campanha, o que não significa que podemos relaxar nos cuidados. Importante seguir com o uso de máscara e do álcool gel, respeitar o distanciamento social e evitar aglomerações, enquanto aguardamos a ampliação da vacinação no país e a garantia do ciclo completo de doses. Até lá, contamos com a conscientização da população”, pontuou o secretário de Saúde, Márcio Chaves Pires.

Emocionada, a enfermeira Lúcia Regina Macarielli atuou nos hospitais de campanha como assessora da diretoria e falou sobre o sentimento de dever cumprido que ela compartilha com toda a equipe do local. “Tivemos cuidado com a equipe, cuidado com os pacientes e cuidado com os familiares. Aqui a gente tinha pai, mãe, filhos, tivemos famílias inteiras ocupando esses leitos. Ver esse espaço vazio dá uma sensação de missão cumprida e eu tenho certeza que esse é o mesmo sentimento de todos os profissionais que atuaram nos hospitais de campanha de Santo André”, comentou.

Estrutura – Santo André se mantém estruturada para o atendimento de pacientes com Covid-19. Na área hospitalar, além do CHM (Centro Hospitalar Municipal), que atualmente está com a taxa geral de ocupação em cerca de 12%, há o Hospital da Mulher para receber pacientes que necessitem de internação por complicações decorrentes do coronavírus.

A cidade conta ainda com um Centro de Enfrentamento à Covid-19 e o suporte de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e unidades de saúde.

Humanização – Desde a abertura do Hospital de Campanha Pedro Dell’Antonia, a Prefeitura de Santo André promoveu iniciativas para humanizar o atendimento aos munícipes internados no local.

As ferramentas tecnológicas se tornaram grandes aliadas para aproximar pacientes e familiares. A equipe multiprofissional realizou diariamente as visitas humanizadas, que são feitas por videochamada, com duração de aproximadamente 20 minutos cada.

Além disso, houve adesão do uso de crachás com fotos que mostram os profissionais de saúde que atuam no local sorrindo. Isso porque os trabalhadores precisam utilizar uma paramentação especial composta, na maioria das vezes, por touca, óculos, máscara, viseira, avental, luva e propé, o que acaba dificultando a identificação pelo paciente.

Vacinação – O avanço na vacinação refletiu na diminuição das internações decorrentes de complicações da doença. O município continua avançando na imunização com primeira e segunda dose e, em paralelo, nesta sexta-feira (3) houve o início da aplicação da dose adicional da vacina em idosos com mais de 90 anos.

Para garantir comodidade, segurança e conforto, o município se mantém estruturado com sete pontos drive-thru e nove unidades de saúde estrategicamente posicionadas para a vacinação do público-alvo.

Com 860.379 doses aplicadas, a cidade já vacinou 100% da população adulta com pelo menos uma dose do imunizante e 54% da população adulta já está com o esquema vacinal completo.


| Texto: Rafaela Mazarin
rcpmazarin@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142
| Fotos: Angelo Baima/PSA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s