O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro

Esta data está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro.

O principal objetivo desta data é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito. Mauá Particularmente vem passando por uma fase de muitos acidentes, vimos constantemente nos noticiários da cidade acidentes gravíssimos. Por esse motivo não podemos deixar de lado esse assunto de lado. Vimos o número de radares e fiscalização aumentar na cidade, mais ainda necessitamos de um ponto crucial para a melhoria no trânsito a educação. Ter palestras e campanhas na cidade voltadas para educação no trânsito poderia ser de uma grande ajuda para a melhoria desse alto índice de acidentes, a conscientização e educação é sempre a melhor opção de prevenir acidentes.

Por que o Dia Nacional do Trânsito foi criado?

O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. A fim de conscientizar os condutores e população em geral, todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, onde morrem por ano aproximadamente 40 mil pessoas. Algumas das maiores causas de acidentes são o excesso de velocidade, a embriaguez e o uso do celular enquanto dirige.

É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes nas estradas possam mudar.

Boas práticas para evitar os acidentes no trânsito Algumas das atitudes que ajudam a evitar acidentes no trânsito são:

Não dirigir alcoolizado; Não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas; Não ultrapassar o limite de velocidade; Usar sempre o cinto de segurança; Atravessar a rua nas faixas de pedestres; Conhecer e respeitas todos os sinais e leis de trânsito.

Maio Amarelo: Campanha de conscientização para segurança no trânsito O período entre 2011 e 2021 foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. A partir de então, todo ano no mês de maio ações de conscientização são realizadas visando diminuir o número de acidentes no trânsito.

Rafael Tabosa de Oliveira

 Especialista em Trânsito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s