Projeto de distribuição de absorvente intimo é aprovado pela Câmara de Mauá

Projeto de lei de autoria do Vereador Vaguinho do Zaíra que dispõe sobre a distribuição de absorventes íntimos para as mulheres mauaenses de baixa renda foi aprovado em segunda votação.

Na sessão legislativa de ontem, 17 de agosto de 2021 foi apresentado e aprovado em segunda votação o projeto de lei nº 124/2021 de autoria do Vereador Vaguinho do Zaíra que DISPOE NO AMBITO DO MUNICIPIO DE MAUA SOBRE A AUTORIZAÇÃO DE FORNECIMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ABSORVENTES INTIMOS HIGIENICOS PARA MULHERES DE BAIXA RENDA.
O vereador explicou que nunca se foi tão discutido o termo pobreza menstrual entre os países. A ONU em dezembro de 2020 consolidou o termo afirmando que a pobreza menstrual está presente em todos os países e aflige milhões de jovens e mulheres de baixa renda que se utilizam de subterfúgios dos mais insalubres no ciclo menstrual, colocando em risco sua própria vida.
Muitas dessas mulheres utilizam no ciclo menstrual, de panos velhos, papelões, folhas de arvores, migalhas de pães, dentre outros, para conter o fluxo sanguíneos, causando nelas sérios constrangimentos e muitos problemas de saúde.
Para essas mulheres a menstruação é sinônimo de muito sofrimento e dor, pois, por não possuírem dinheiro para adquirir os produtos muitas delas tem que faltar ao trabalho e a escola.
Menstruar não custa barato, sendo assim, os absorventes femininos ainda são artigos de luxo para muitas mulheres no Brasil. A um custo médio de R$16 (dezesseis reais) o pacote com 20 unidades, muitas vezes esse total não é suficiente para o ciclo no mês, tendo que quase sempre é preciso comprar dois. Estamos falando de R$32 (trinta e dois reais) mensalmente em artigo de higiene básica.
Foi com essa tamanha preocupação e sensibilidade que meus nobres pares aprovaram por unanimidade o nosso projeto, pois, compreenderam a sua importância para que as mulheres de baixa-renda mauaenses tenham a garantia da distribuição gratuita de absorventes durante o seu ciclo menstrual. Nosso mandato sempre será para o povo e pelo o povo!

Do Gabinete

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s