Peço licença aos leitores corintianos e vou usar uma frase atribuída ao folclórico Vicente Matheus. Afinal, chegamos ao meio do ano, mas “o jogo só acaba quando termina”.
É óbvio e é redundante, e talvez por isso mesmo seja potente. Não importa o que aconteceu até agora; se há tempo, há chance de mudança.
Continuando no mundo futebolístico, vamos cruzar o oceano. Na segunda-feira (28), a Eurocopa nos mostrou mais uma vez que o ex-presidente do Corinthians tinha razão.
Oitavas de final do torneio, a Espanha chegou aos 40 do segundo tempo vencendo a Croácia por 3 a 1. Em minutos, os croatas fizeram dois gols e levaram o jogo à prorrogação; a seleção espanhola acabou vencendo por 5 a 3, mas não sem passar por um belo sufoco.
A história se repetiu horas mais tarde. A França vencia a Suíça pelos mesmos 3 a 1 até os 36 do segundo tempo — e os suíços, conhecidos por não serem lá muito ofensivos, fizeram dois gols nos minutos finais. A partida foi para os pênaltis e, veja só: os azarões eliminaram os franceses, atuais campeões do mundo.
Digo tudo isso porque hoje, dia 1º de julho, começa a segunda metade do ano. E, embora o balanço do primeiro semestre seja importante, ele não é definitivo: a bola segue rolando e o jogo pode ter viradas.
Bolsa, dólar, criptomoedas, FIIs, renda fixa, BDRs… o Seu Dinheiro começa hoje a publicar uma série de matérias especiais, analisando as perspectivas de cada classe de ativos para os próximos seis meses.
Quem ganhou de goleada no primeiro tempo pode levar uma virada? E quem jogou mal nos primeiros 45 minutos pode voltar ao campo com outra postura para a etapa final da partida?
Começamos a série com a bolsa: a Jasmine Olga ouviu os treinadores mais gabaritados e os comentaristas mais experientes para falar sobre o que vem por aí no mercado de ações. O Ibovespa subiu 6,54% no primeiro semestre — será possível ampliar a vantagem, ou o time será castigado daqui em diante?
Prever o futuro dos investimentos é sempre uma tarefa difícil. Mas, como diria Vicente Matheus, “quem está na chuva é pra se queimar”…
Victor Aguiar
Seu Dinheiro na sua manhã