Rubinelli afirma que Brasil precisa de vacinas e empregos

O Professor de Direito Constitucional e Advogado, Wagner Rubinelli, em entrevista ao Jornal Tempo Real afirmou que dois temas são urgentes no Brasil, a vacina contra o COVID-19 e a manutenção e geração de novos empregos. Para o ex-Deputado Federal Rubinelli a demora na aquisição de vacinas por parte do governo federal fez com que o Brasil ficasse parado e com os comércios sem funcionar, para Rubinelli a aquisição de milhões de doses de vacinas que não se concretizou no ano passado acabou por prejudicar muito toda a economia do Brasil.

Tempo Real: Rubinelli, qual a saída para retomada do crescimento econômico?

RUBINELLI: Veja o Governo Federal subestimou a pandemia, tratou como uma gripinha e o resultado foi mais de 400 mil mortos, a perda de milhares de empregos e de empresas falidas. A saída agora é priorizar a vacinação para que não haja nova paralisação do comércio e indústria. Além disso é a hora do governo discutir com as empresas formas de manutenção dos empregos, não podemos perder mais empresas, recentemente vimos a Ford dizer adeus ao Brasil, isso é inadmissível, não pode o governo Federal não fez nada para reverter a saída da Ford e além disso nada faz pela manutenção dos postos de trabalho.

Se faz urgente que o governo Federal junto com os estados apresentem propostas de retomada do crescimento econômico.

TEMPO REAL: Professor Rubinelli, o Senhor acha que esse será o caminho escolhido pelo governo Bolsonaro, ou seja, da retomada econômica?

RUBINELLI: Infelizmente creio que não, o Governo Bolsonaro não demonstrou nenhuma preocupação com o fechamento da Ford, e também não mostra interesse em lutar pela geração de empregos como bandeira de seu governo. Diante dessa omissão do Governo Federal resta aos Estados e Municípios tentarem atuar nesse sentido, porém é óbvio que sem o governo Federal colaborando as chances de êxito são menores, pois para discutir crescimento econômico e geração de empregos é fundamental a participação do Governo Federal que fechou os olhos para o problema.

TEMPO REAL: Em sua opinião ainda teremos problemas com a pandemia, teremos mais mortes e internações?

RUBINELLI: Veja como já expliquei, o governo Federal tratou o problema da pandemia como uma gripinha e o resultado foram 400 mil mortos. O governo ainda não está tratando o problema como deveria, infelizmente Bolsonaro parece viver outro mundo, não temos um governo preocupado com a pandemia e em buscar soluções, e essa demora poderá fazer com que a doença se modifique criando um vírus mais forte e difícil de se combater, quanto maior a demora, maior o risco de uma mutação e um vírus mais fortes. Considerando a demora na vacinação, devido à falta de vacinas em número suficiente acredito que ainda teremos dias amargos.

TEMPO REAL: A crise econômica pode piorar?

RUBINELLI: Se os prefeitos e governadores tomarem a frente e lutarem para manutenção dos postos de trabalho e criação de novos empregos poderemos ter problemas menores, porém é óbvio que o momento atual prejudicou e continua a prejudicar a economia.

O curioso é a inércia, paralisação do governo federal, que nada tem feito em nenhum sentido, até parece que tem interesse em se beneficiar com uma eventual crise.

TEMPO REAL: Você acha que o Governo Federal e Estadual esqueceram nossa Região do ABCDMRR??

RUBINELLI: Não tenho dúvidas que nossa região é esquecida e isso ocorre muito por não termos representantes do ABC no Congresso Federal e Assembleia Legislativa, infelizmente muitos votos do ABC são dados a candidatos a Deputados de outras regiões, e os recursos que eles conseguem eles destinam as cidades deles, esquecem o ABCDMRR depois de eleitos.

TEMPO REAL: Professor Rubinelli qual saída para o Grande ABCDMRR?

RUBINELLI: A saída é de forma conjunta lutar pela geração de empregos, pela economia da Região, e criar a consciência de que temos que nos fortalecer politicamente tendo uma forte bancada de Deputados Federais e Estaduais para lutarem pela vinda de recursos para o ABC, precisamos criar uma consciência coletiva. Infelizmente não sabemos dar a devida importância sobre a necessidade do ABC ter representantes preparados para lutar pela geração de empregos na região, crescimento da economia e distribuição de renda de forma justa.

TEMPO REAL: O comércio e economia ainda podem crescer na região?

RUBINELLI: Não tenha dúvidas que pode sim, o Grande ABC ainda pode crescer muito. Além disso, existe uma forte vocação para o Turismo com as Cidades de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, essas cidades podem explorar o turismo ecológico, que seria uma ótima opção para todos. O comércio ainda pode crescer também, podemos ser um importante polo comercial e precisamos nos manter como polo Industrial.

RUBINELLI: Existem coisas absurdas na região, uma delas é termos uma Refinaria de Petróleo em Mauá e a distribuição ser feita em São Caetano gerando recursos apenas para São Caetano, ou seja, Mauá fica com a poluição e São Caetano com a arrecadação, isso acontece a mais de quarenta anos. Se trata de um escândalo, uma vergonha, e o governo federal sempre manteve essa injustiça por décadas. Isso não pode continuar.

Tempo Real: Rubinelli resuma o final em uma frase.

RUBINELLI: Vamos continuar acreditando e lutando pelo Brasil e Grande ABCDMRR, mas sempre com justiça social.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s