Dia Mundial em memória as vítimas de acidentes de trabalho

Em 28 de abril de 1969, uma explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

O dia 28 de abril é um dia de reflexão sobre as más condições de trabalho que resulta em altos índices de sofrimento, doenças, mutilações e mortes e também de reafirmarmos o compromisso com ações que visem melhorias dos ambientes de trabalho.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST/ Mauá é um local de atendimento especializado em Saúde do Trabalhador que presta assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças e /ou agravos relacionados ao trabalho. Realiza a promoção e a proteção da saúde do trabalhador e investiga as condições do ambiente de trabalho.  Além de atender diretamente o trabalhador, serve como uma fonte geradora de conhecimento, ou seja, tem condição de indicar se as doenças ou os sintomas das pessoas atendidas estão relacionados com as atividades que elas exercem.

Focado na melhoria das condições dos ambientes de trabalho na região de abrangência, o Cerest-Mauá tem suas atividades direcionadas também para as cidades vizinhas de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Em 2020, por conta da pandemia do Covid-19, o Cerest-Mauá vem atuando em conjunto com outros órgãos fiscalizadores, dentre eles o Ministério Público do Trabalho, na fiscalização, orientação e solicitação de implantação de medidas preventivas e corretivas para promover o trabalho seguro.

Mesmo com a redução de postos de trabalho e muitas empresas optando pelo trabalho em home-office, o CEREST recebeu 1.568 notificações de acidente de trabalho e permanece atuando constantemente para a detecção de suas causas, buscando soluções para melhoria dos ambientes de trabalho, garantir a saúde e a integridade física e mental dos trabalhadores.

CEREST MAUÁ

Rua Benedito Meireles Freire, 193ª – V. Vitória

Mauá – SP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s