BRK Ambiental reforça a importância da conservação do solo

Nesta quinta feira, 15 de abril, é comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo. De acordo com o relatório apresentado no final de 2020 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a degradação do solo afeta pelo menos 3,2 bilhões de pessoas, ou seja, 40% da população mundial.

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, aproveita a data para reforçar a importância do descarte correto de resíduos, evitando contaminações do meio ambiente e do sistema de saneamento da cidade.

Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente para a preservação do solo e o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico.

Em 2020, foram retiradas 118 toneladas de lixo das redes que compõem o sistema de esgoto de Mauá. Neste ano, somente no período de janeiro a março, a concessionária já contabilizou a retirada de aproximadamente 33 toneladas.

Frequentemente são encontrados nas tubulações da cidade resíduos de construção civil e descartes de banheiro como papel higiênico, fio dental, preservativos, cabelo, cotonetes, tecidos e sacos plásticos. Fluídos como óleo de cozinha, gordura, chorume proveniente do acúmulo de lixo e agrotóxicos se infiltram no solo e podem alcançar os lençóis freáticos. Alguns estudos apontam que um litro de óleo de cozinha pode poluir um volume de um milhão de litros de água.

“Reciclar o óleo de cozinha é de extrema importância, já que a sua capacidade poluente é muito alta. Na cidade de Mauá, em parceria com as Secretarias de Educação e do Verde e Meio Ambiente e com a empresa Lírium Reciclagem Ambiental, realizamos o Projeto Olho Vivo “Água e óleo não se misturam”, queprevê a coleta e correta destinação do óleo de cozinha usado”, informa Thais Cortina, responsável pela área de sustentabilidade da concessionária.

Por meio do projeto Olho Vivo é possível a aplicação de uma estratégia contínua de preservação ambiental, reduzindo o impacto gerado com o descarte inadequado do óleo usado no solo, nos cursos d’água e na rede de esgoto.

“Desde o início do projeto, que conta com pontos de coleta nas escolas municipais e conveniadas, cerca de dez mil litros de óleo de cozinha já foram arrecadados e encaminhados para empresas que fabricam biodiesel”, destaca Thais.

Para dicas e informações sobre os cuidados com as redes de esgoto e o descarte correto de lixo, acesse: blog.brkambiental.com.br.

15 de abril – Dia da Conservação do Solo

O Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituído pela Lei Federal nº 7.876, de 13/11/1989. A escolha dessa data foi em homenagem ao nascimento de Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidos. Esse dia propõe uma reflexão sobre a conservação dos solos e a necessidade da utilização adequada desse recurso natural.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s