Marcelo Oliveira visitou UBS São João no sábado

Prefeito de Mauá foi conferir o funcionamento da unidade que abriu pela primeira vez no fim de semana para ajudar a aliviar as UPAs

Na tarde deste sábado (20/03), o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, visitou a UBS (Unidade Básica) São João. Esse foi o primeiro fim de semana que a UBS abriu para ajudar a aliviar o atendimento nas quatro UPAs da cidade. Agora, são três unidades com a missão de ajudar a evitar aglomerações e separar pacientes com casos mais e menos graves da Covid. No fim de semana passado, já haviam sido abertas as UBSs Zaíra 1 e Vila Magini em caráter experimental – 336 pessoas deixaram de ir às UPAs. O funcionamento, aos sábados e domingos, é das 7h às 19h.

Neste primeiro dia da nova ação, o local atendeu 99 pessoas. Desse total, 53 eram de pacientes sem sintomas da Covid. Os sintomáticos respiratórios representaram 46, sendo que sete deles testaram positivo.

A UBS São João fica localizada em área com cerca de 46 mil habitantes, segundo estimativas do IBGE, e em uma das principais vias de ligação de bairros ao centro da cidade, a Avenida Barão de Mauá. “Estamos fazendo todos os esforços para salvarmos vidas em nossa cidade, ampliando a capacidade de atendimento de urgência e emergência, e não apenas a pacientes com Covid. Além disso, trabalhamos para aumentar o número de leitos de UTI e de enfermaria. Tudo o que estiver ao nosso alcance, vamos fazer”, afirmou o prefeito.

Segundo Marcelo Oliveira, uma quarta UBS pode abrir para desafogar a rede a partir do próximo fim de semana. “Estamos ajustando a rede de saúde, que infelizmente foi completamente desorganizada pela gestão anterior. Possivelmente teremos mais uma unidade, a quarta, a ajudar as UPAs aos sábados e domingos”, disse.

O prefeito também anunciou que vai ampliar a capacidade de atendimento da UBS São João durante a semana. “Encontramos a situação difícil. A outra gestão deixou apenas quatro médicos trabalhando. Mas fizemos o processo seletivo e, a partir da próxima semana, devemos ter oito médicos à disposição nesta unidade”, finalizou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s